Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Seis erros que provavelmente comete quando cozinha vegetais

Os seus vegetais ficam sempre empapados e sem sabor?

Seis erros que provavelmente comete quando cozinha vegetais
Notícias ao Minuto

20:21 - 22/05/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Culinária

Comer mais vegetais é uma atitude essencial para uma vida mais saudável e um corpo mais em forma. Para que consiga aproveitar todo o potencial e sabor destes alimentos há erros comuns que deve corrigir.

O chef Andy Bennet, do restaurante premido com estrela Michelin Rouge Tomato, partilhou com o site Pure Wow os seis erros comuns e que deve evitar quando cozinha vegetais:

1. Cortar os vegetais de forma desigual. Faz bem cozinhar diferentes vegetais juntos, mas para que fiquem com um nível de cozedura similar deve tentar cortá-los mais ou menos do mesmo tamanho.

2. Assá-los à temperatura errada. A ‘temperatura mágica’ a que deve manter o seu forno para assar os vegetais é 200ºC. Prepará-los a uma temperatura mais baixa ou colocá-los no forno antes de este estar quente pode deixá-los moles e empapados.

3. Cozer em vez de escaldar os vegetais. Sabe porque é que os seus brócolos nunca ficam com a textura dos que come em restaurantes? Porque os coze em vez de os escaldar. O chef Andy Bennet aconselha: coloque os legumes em água a ferver até que fiquem macios, depois retire-os e dê-lhes um banho de água gelada para parar a cozedura e deixá-los mais crocantes e vibrantes. Depois, mesmo antes de comer pode aquecê-los numa frigideira por uns segundos.

4. Temperar demasiado tarde. Não deixe o tempero para quando os vegetais chegarem ao prato, faça-o mal os coloca na panela, no tabuleiro ou na frigideira.

5. Usar demasiada gordura. Os vegetais absorvem os líquidos quando são cozinhados, por isso exagerar no azeite (ou na gordura que escolher) vai deixá-los empapados. Um fio de azeite é suficiente, até porque os vegetais libertam água o que os impede de pegar no fundo da panela.

6. Não utilizar o vegetal todo. Só usa os ramos dos brócolos e da couve flor e deite os caules grossos ao lixo? Porque é que não os aproveita para fazer sopa, puré ou caldo? E se não os conseguir usar na hora, congele essas partes para usar depois, só não as desperdice.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório