A Condé Nast Traveler revelou a sua seleção do que considera os trilhos litorais mais bonitos do mundo. A Rota Vicentina é um dos seis trilhos destacados.
Ainda recentemente a edição britânica desta que é considerada a bíblia das viagens, Condé Nast Traveller havia destacado que a Costa Vicentina era “a última costa selvagem da Europa”. Agora a edição norte-americana inclui a Rota Vicentina entre o que considera os seis trilhos litorais mais bonitos do mundo.
Sobre a Rota Vicentina a publicação sublinha: “Com a sua suave brisa do mar e dunas salpicadas de flores silvestres, este trilho é ideal para quem procura a solidão.”
Revela que a rede de trilhos desta parte da costa portuguesa, em conjunto, chega aos 450 km, sendo que a caminhada leva uma a duas semanas a ser concluída.
A publicação sugere ainda que se faça esta rota entre setembro e novembro ou março e maio e ainda destaca as cidades de Cercal do Alentejo e Santiago do Cacém. Apesar de não ser permitido acampar em qualquer parte do trilho, há hotéis e residenciais por perto.
A lista dos seis trilhos litorais mais bonitos do mundo fica completa com:
Trilho Kalalau, na Napali Coast da ilha havaiana Kauai;
A costa de Causeway, na Irlanda do Norte;
A rota das aldeias coloridas de Cinque Terre, em Ligúria, Itália;
O caminho da Lícia, entre Oludeniz e Geyikbayiri na costa mediterrânea da Turquia;
Passeio Grande Oceano (Great Ocean Walk), na Austrália.