Injeções de esteroides poderão agravar as dores nas articulações

Estudo sugere que estas injeções duplicam a perda de cartilagem.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
18/05/2017 07:29 ‧ 18/05/2017 por Vânia Marinho

Lifestyle

Estudo

Novo estudo alerta que as pessoas idosas que têm levado injeções nas articulações para combater os sintomas da osteoartrite ou osteoartrose podem, na verdade, estar a agravar esta condição.

Vulgarmente conhecida por artrose, a osteoartrose ou osteoartrite é uma lesão da cartilagem articular em que se dá a diminuição quer da qualidade quer da quantidade da cartilagem.

Estima-se que esta doença crónica afete 15% das pessoas entre os 45 e os 50 anos e cerca de 80% das pessoas acima dos 50 anos.

Sabe-se que as injeções de esteroides conseguem aliviar as dores que o paciente tem durante cerca de duas semanas, mas um novo estudo revela que o uso continuado (injeções trimestrais dadas durante cerca de dois anos) deste tratamento pode, na verdade, duplicar a taxa de perda de cartilagem, agravando assim a condição do paciente e colocando-o em risco de ter de substituir as articulações em questão.

Como reporta o Daily Mail, no estudo realizado por investigadores do Tufts Medical Centre em Boston foram estudados 140 pacientes a fazer este tipo de tratamento e um grupo de controlo a fazer placebo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas