Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Lábios secos? Conheça as principais causas e como resolver o problema

Exposição solar e fatores como o frio podem envelhecer a pele dos lábios e até causar doenças.

Lábios secos? Conheça as principais causas e como resolver o problema
Notícias ao Minuto

13:00 - 20/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Corpo

Lábios saudáveis requerem cuidados e proteção, como explica a Dra. Claudia Marçal, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

De acordo com a especialista, os lábios são “uma região extremamente delicada, de pele fina”, o que facilita o facto de os lábios serem uma região corporal “amplamente agredida”. Porquê? Porque além de estar à mercê dos mais variados agentes agressores (como o sol, o frio, o calor, etc.), a “pele oral entra em contacto com alimentos, bebidas, saliva, cosméticos que nem sempre têm pigmentos naturais e contêm conservantes que são altamente alergénicos”.

Segundo a dermatologista, os lábios devem ser tratados com “produtos específicos” pois tendem a ficar queimados tanto por culpa da ação do sol, como também por culpa do frio. No que diz respeito às queimaduras solares, a dermatologista explica que a ação do sol faz com que os lábios fiquem mais secos e com algumas feridas, que podem ser difíceis de sarar.

No que diz respeito às queimaduras de frio, estas devem-se, sobretudo, à desidratação. Ao contrário do que acontece com a queimadura solar, aquela que é provocada pelo frio não tem um potencial cancerígeno.

Prevenção é a palavra de ordem

Por prevenção, o recomendado é fazer uma hidratação constante e frequente, com formulações ricas em vitaminas e antioxidantes. "Usar hidratantes à base de aveia coloidal, vitamina E, pró-vitamina B5, glicerina, manteigas de karité ou de óleos como o de girassol, óleo de macadâmia, a própria presença de zinco, cobre, manganês, magnésio que auxiliam no processo de cicatrização, devem estar presentes nas formulações", afirma a especialista.

Outra dica é evitar passar a língua na região dos lábios, o que provoca uma diminuição do pH, já que a saliva tem pH mais ácido e piora ainda mais a secura. Embora este hábito proporcione uma sensação momentânea de alívio, a verdade é que promove a “formação de microfissuras, ardência e vermelhidão local”, salienta.

Os filtros solares específicos para os lábios são igualmente importantes para evitar o aparecimento de herpes, que muitas vezes vê na exposição ao sol um trampolim para se fazer senti.

Nos períodos mais frios, o hidratante deve ser usado de duas a três vezes por dia ou deve-se optar pela escolha de um batom dermatologicamente testado e que seja indicado para possíveis alergias.

Não remover as ‘peles’ que surgem em torno dos lábios e não esfoliar a região são outros dois requisitos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório