Quem sofre de prisão de ventre sabe como uma simples ida à casa de banho pode ser difícil. Existem muitos medicamentos que prometem ajudar o intestino a 'soltar-se', mas a verdade é que estes fármacos não devem ser usados indiscriminadamente, pois o órgão pode ficar habituado ao remédio e só funcionar à base dele.
Para resolver o problema, é essencial investir em certos alimentos saudáveis, que ajudam a regular o sistema intestinal e, claro, a flora bacteriana.
E os denominados alimentos laxantes podem ajudar a aliviar a obstipação. Estes alimentos ajudam a libertar as fezes e estimulam o movimento intestinal e do trato digestivo, deixando-os acelerados.
Segundo o médico e fisioterapeuta Juliano Pimentel, autor do livro 'Viva Melhor Sem Glúten', existem seis tipos de laxantes: os formadores de massa, os suavizantes de fezes, os lubrificantes, os do tipo osmótico, os salinos e os estimulantes. Contudo, o que realmente importa é que grande parte dos laxantes naturais estão bem mais perto do que pensa.
E que tal ir até à cozinha ver se tem uma destas opções?
1. Leguminosas como feijão, ervilhas e amendoins, por serem ricas em fibras;
2. Kefir, por conter probióticos que ajudam as bactérias benéficas à saúde;
3. Vegetais de folha verde escura como espinafre, couve e repolho, por serem ricos em vários nutrientes essenciais para os intestinos;
4. Maçãs porque são muito ricas em fibras;
5. Azeite, não só por ser uma gordura boa, mas também por funcionar como um lubrificante natural;
6. Ameixas secas, pois contêm muita fibra e sorbitol, um agente osmótico que traz água aos intestinos;
7. Kiwi por ser pouco calórico e rico em fibra;
8. Café, pois estimula os músculos do cólon.
9. Água, pois é essencial para manter a regularidade do funcionamento do intestino.