Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Tudo o que precisa de saber sobre protetores solares

A época balnear ainda não está oficialmente inaugurada, mas as temperaturas já convidam a um ou outro mergulho no mar. Como não poderia deixar de ser, a proteção solar não pode faltar.

Tudo o que precisa de saber sobre protetores solares
Notícias ao Minuto

11:00 - 24/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

O uso de protetor solar fazer parte da rotina diária ao longo de todo o ano, contudo, é com a chegada do verão, das temperaturas mais quentes e dos raios solares mais intensos que o uso deste tipo de produto é imperativo.

Na hora de comprar um novo protetor solar, um dos aspetos a ter em conta é a leitura correta do rótulo, de forma a que se seja capaz de decifrar não só o índice de proteção, como também os ingredientes que podem ser, de algum modo, nocivos para a pele. Contudo, tão ou mais importante é a aplicação correta do produto.

De acordo com o dermatologista Adam Friedman, em declarações à revista Prevention, “muitas pessoas não colocam protetor solar suficiente para obter o fator de proteção solar que está listado no rótulo”, deixando a pele à mercê das agressões oriundas dos raios solares.

E por falar em fator de proteção solar (o FPS que vem nos rótulos), o especialista explica que “os FPS 30 bloqueiam 97% dos raios ultravioleta, enquanto os FPS 50 bloqueiam 98,5%. Sim, como lhe contámos aqui, o protetor com fator de proteção solar 30 são bastante eficazes na hora de prevenir o mais temido dos cancros de pele, o melanoma.

Mas quando se olha para o nível de proteção, é fundamental encontrar sempre um produto que seja eficaz na luta contra os UVA e UVB, diz o especialista, que destaca ainda a importância de optar, sempre que possível, por protetores que contenham filtros solares físicos, ou seja, pequenos metais e minerais que conseguem espelhar os raios solares, evitando a penetração na pele.

De acordo com Adam Friedman, o protetor solar deve ser “aplicado a cada duas horas para se obter uma proteção adequada”, sendo que o produto deve ser também colocado na pele depois das idas ao mar/piscina ou quando se está a suar muito. Sim, o protetor solar nem sempre ajuda a prevenir o escaldão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório