Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Sabe ler o rótulo do seu protetor solar?

FPS 30, 30+, 50? Muita ou pouca proteção? Acha que sabe ler o rótulo de um protetor solar?

Sabe ler o rótulo do seu protetor solar?
Notícias ao Minuto

23:32 - 09/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

Um estudo levado a cabo na Northwestern University Feinberg School of Medicine detetou que são muitas as pessoas que não sabem ler o rótulo de um protetor solar.

Esta foi a conclusão principal de um estudo que, em 2014, analisou 114 pessoas. Depois de questioná-las sobre o tipo de pele e hábitos de proteção contra o sol, os investigadores repararam que menos de metade conseguia, de facto, compreender o que estava escrito no rótulo de um protetor solar.

Conta o Huffington Post que a maior dúvida estava no significado da silga SPF (FPS – fator de proteção solar, em português), indicador do tempo que uma pessoa pode ficar exposta ao sol e do grau de proteção.

Mas para Roopal Kundu, uma das mentoras do estudo, esta não foi a questão mais preocupante no que toca à falta de conhecimento da população relativamente à proteção solar. Além de uma boa parte não saber qual o significado de FPS, foi notório o desconhecimento quase geral do facto deste fator de proteção ser apenas eficaz contra os raios UVB, deixando a pele à mercê das agressões dos raios UVA (as principais responsáveis não pelos escaldões, mas pelo envelhecimento da pele).

Nos Estados Unidos, explica a publicação, os únicos cremes, óleo, batons ou sérum protetores contra a ação nociva do sol e que servem de escudo de proteção contra os raios UVA são os que contêm a descrição ‘broad spectrum’, que indica uma proteção mais abrangente. E apenas 34% dos inquiridos confessou ter esta definição em conta na hora de comprar um novo protetor.

Em Portugal, alguns protetores fazem a distinção entre os raios UVA e UVB, contudo, uma pequena pesquisa no site da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo permite encontrar um texto assinado por Leonor Girão, assistente Hospitalar de Dermatologia no Hospital Militar de Belém, em que explica que “a eficácia dos protetores solares vai depender da sua capacidade real de reflectir ou absorver as radiações ultravioletas (B e A obrigatoriamente); estabilidade química do produto sob a acção dos raios solares (foto-estabilidade) e resistência à água e transpiração (remanescência do produto). E, muito importante, da quantidade de produto aplicada (que deve ser abundante)”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório