Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

O que se faz primeiro num treino completo, cardio ou pesos?

Se costuma fazer os dois tipos de treino seguidos, este artigo é para si.

O que se faz primeiro num treino completo, cardio ou pesos?
Notícias ao Minuto

15:30 - 12/04/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Exercício

Se já investigou sobre este tema, certamente reconhece conselhos como: fazer primeiro o que gosta mais, ou fazer primeiro aquilo que responde melhor ao seu objetivo.

Cientificamente falando, como destaca o canal de YouTube Picture Fit, deve dedicar-se primeiro musculação e depois aos exercícios cardiovasculares.

Se costuma fazer o contrário, o mais provável é que esteja a cometer um erro muito comum que é achar que o aquecimento é feito nas máquinas de treino cardio – como destacámos aqui.

Porque é que deve fazer musculação primeiro e só depois o treino cardio? O Picture Fit explica que quando treinamos queimamos a glucose armazenada em forma de glicogénio, para um treino de força como a musculação vai gastar 30% do glicogénio, pelo que não deve fazer este treino depois de já ter gastado uma parte no treino cardio. Já o treino cardio precisa de menos glucose e quando os níveis estão em baixo acaba por queimar gordura, por isso é preferível fazê-lo depois da musculação.

Outra explicação está relacionada com o impacto nas enzimas Mtor e AMPK, a primeira promove o crescimento muscular e os seus níveis aumentam depois do treino de resistência, como levantar pesos, já a AMPK acredita-se que é ativada por exercícios de intensidade mais baixa, como o cardio, e promove a queima de gordura. Infelizmente a enzima AMPK inibe o sinal de Mtor, o que significa que se fizer treino cardio antes da musculação vai estar a diminuir o crescimento muscular.

Outra razão super importante para respeitar esta ordem no treino é a fadiga. Se fizer um treino cardio imediatamente antes do treino de musculação, pode haver uma fadiga muscular residual que comprometa a sua força e resistência; o seu coração também estará acelerado, o que pode prejudicar o transporte de energia; e também pode ficar cansado mentalmente, o que afeta a concentração e a motivação.

Isto não quer dizer que a musculação não afete o seu treino de cardio, mas simplesmente o impacto é menor. Portanto, se tiver escolha, o melhor é dividir os treinos por dias ou momentos do dia diferentes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório