Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Ainda não se descalça à entrada de casa? Saiba porque o deve fazer

Estudos realizados por investigadores de quatro universidades identificaram bactérias prejudiciais para a saúde nas solas dos sapatos, que se podem multiplicar à medida que anda pela casa a espalhá-las.

Ainda não se descalça à entrada de casa? Saiba porque o deve fazer
Notícias ao Minuto

10:45 - 12/04/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Ainda não adotou o hábito de tirar os sapatos da rua antes ou assim que entra em casa?

Se precisa de motivos para o fazer, além de manter a casa mais limpa ou o piso bem conservado, três estudos revelam conclusões alarmantes sobre a quantidade de bactérias que pode estar nas solas dos sapatos que usou na rua e que teima em usar dentro da sua casa.

De acordo com as conclusões de quatro estudos, andar em casa com os sapatos que usou na rua pode expôr toda a sua família a bactérias que podem pôr a saúde em risco.

Como reporta o Wall Street Journal, um estudo realizado pela Universidade de Houston verificou que 26,4% das 2500 amostras de sapatos que os investigadores analisaram transportam o coliforme (tipo de bactéria) ‘Clostridium difficile’, que pode provocar dores de estômago e diarreia.

Já um estudo realizado por investigadores austríacos e apresentado em 2015 descobriu que pelo menos 40% dos sapatos dão ‘boleia’ a ‘Listeria monocytogenes’ - uma espécie de bactéria capaz de provocar doenças em seres humanos, como meningite.

Um estudo de 2014 concluiu que 96% dos sapatos podem conter E coli, bactéria presente nas fezes. E outra investigação, realizada pela Universidade de Baylor, nos Estados Unidos, mostrou que quem vive perto de estradas asfaltadas com alcatrão de hulha, um líquido escuro derivado do carvão, tem um maior risco de desenvolver cancro devido às toxinas levadas pelos sapatos para dentro de casa.

É importante referir que as bactérias que se vão espalhando pela casa à medida que lá caminha com os sapatos que usou na rua também se multiplicam rapidamente devido ao calor e humidade que se pode encontrar nas paredes, tapetes ou carpetes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório