‘Manter fora do alcance de crianças’. Quantas vezes já leu este alerta no rótulo de um produto que comummente compra e tem em casa? Possivelmente muitas, mas nunca é demais salientar a importância de seguir este alerta à risca.
Como conta o site da revista Parents, existem produtos que devem mesmo ficar fora do alcance de crianças, não só por serem altamente perigosos, como também pelo risco de toxicidade e, por consequência, morte.
É o caso dos detergentes em pastilhas ou cápsulas, sejam para roupa ou louça. Estes objetos, pela cor e textura, são dos que mais suscitam curiosidade nos mais novos e dos que mais facilmente colocam à boca, por isso, devem ser sempre guardados nos armários mais altos ou em recipientes que não são facilmente abertos.
Também os cigarros eletrónicos e os respetivos recipientes de líquido de nicotina são outros produtos que devem manter-se longe das crianças, embora alguns kits de cigarros eletrónicos tenham já assegurado um mecanismo de segurança.
De acordo com a revista, os óleos essenciais devem também estar fora do alcance dos mais novos pelo risco de beberem o líquido. Embora estes óleos sejam naturais e, à primeira vista, inofensivos, a verdade é que podem ser perigosos para a saúde e até mesmo tóxicos. E também devido à toxicidade e possível mau uso, os produtos de beleza e higiene íntima devem ser guardados em locais seguros e aos quais as crianças não cheguem, sob o risco de os ingerirem ou aplicarem diretamente nos olhos.
Por fim, mas não menos importante, estão os medicamentos para animais, que são muitas vezes guardados junto da ração e, por isso, ficam facilmente acessíveis.