Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Por que não é boa ideia usar sabonete em barra na higiene

Especialistas dizem que o uso deste tipo de produtos pode ser contraproducente e até perigoso para a higiene.

Por que não é boa ideia usar sabonete em barra na higiene
Notícias ao Minuto

09:23 - 29/03/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

A higiene das mãos é fundamental para prevenir a propagação de bactérias. O uso de sabonetes líquidos – que não precisam de ser antibacterianos (saiba por que não se recomenda o seu uso) - é suficiente para a limpeza das mãos.

Já a utilização dos tradicionais sabonetes em barra, como sublinha o Science Focus da BBC, não só não elimina as bactérias, como só as espalha.

Além de o sabonete não deixar as mãos limpas e livres e bactérias, ainda se torna num verdadeiro depósito de bactérias, uma vez que quando o usamos transferimos-lhe uma fina capa de bactérias, células de pele morta e gordura.

Segundo um estudo publicado no Indian Journal of Dental Research, que analisou as barras de sabonete utilizadas pelo pessoal de 18 clínicas dentárias, 100% destas barras apresentavam colónias de micróbios. Sendo que aí foram encontrados oito tipos de microrganismos, tendo cada barra entre duas e cinco classes.

Os especialistas sublinham que usar sabonetes em barra é contraproducente para a higiene e pode até ser perigoso, no caso dos sabonetes partilhados e usados para lavar o corpo, além das mãos, de vários membros da família e especialmente se alguém tiver um sistema imunitário mais débil.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório