Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Sopas de sarapatel 'brilham' em Castelo de Vide na época da Páscoa

As sopas de sarapatel, prato de origem judaica e confecionado à base de sangue de borrego, vão 'reinar' numa quinzena gastronómica, a partir de sábado, nos restaurantes de Castelo de Vide, no Alto Alentejo, foi hoje divulgado.

Sopas de sarapatel 'brilham' em Castelo de Vide na época da Páscoa
Notícias ao Minuto

14:57 - 28/03/17 por Lusa

Lifestyle Eventos

Prato típico de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, na época da Páscoa, as sopas de sarapatel contam na sua preparação com a "ajuda" de pão, mas também com o "segredo" dos aromas que as ervas aromáticas oferecem.

A quinzena do sarapatel e de outros pratos de tradição judaico-cristã, promovida pela câmara municipal, decorre até ao dia 17 de abril, numa altura em que Castelo de Vide acolhe um maior número de visitantes para assistir a manifestações pagãs e religiosas.

"O sarapatel é o prato ´rei` da Semana Santa e queremos valoriza-lo ainda mais. A Páscoa é a grande festa dos naturais do nosso concelho, mas também de quem nos visita, ao ponto de, nesta altura, a capacidade hoteleira estar já esgotada", disse hoje à agência Lusa o presidente do município, António Pita.

Segundo o autarca, Castelo de Vide "tem uma oferta de mais de 600 camas" e o facto de a capacidade hoteleira estar esgotada "demonstra bem a importância que a Páscoa possui no concelho com quatro mil habitantes".

Além das sopas de sarapatel, podem ser também saboreados outros pratos típicos e relacionados com a época pascal, como a perna de borrego assada no forno com ervas aromáticas, ensopado de borrego, pezinhos de cabrito de tomatada e cachafrito (também confecionado com cabrito).

"Estes pratos fazem parte da inspiração da cozinha judaica. São diferenciadores e fazem parte da dieta pascal", observou.

Para adoçar a boca no final de cada refeição, os 18 restaurantes aderentes vão apresentar os tradicionais bolos fintos, lagartos e queijadas ou então a boleima, uma receita judaica que tem como ponto de partida o pão sem fermento.

As sopas de sarapatel tiveram origem em Goa, mas eram confecionadas com carne de porco.

Em Castelo de Vide, os cristãos novos no século XVI começaram a confecionar o sarapatel com o sangue de borrego para serem bem aceites e não terem problemas inquisitoriais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório