Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Plano diário para dormir que nem um bebé esta noite

Acabou de acordar? Ótimo! Temos aqui tudo o que deve fazer hoje.

Plano diário para dormir que nem um bebé esta noite
Notícias ao Minuto

06:40 - 05/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Rotina

A qualidade do sono depende muito de tudo aquilo que se faz ao longo do dia. A alimentação, o exercício, o uso de novas tecnologias, o trabalho e os momentos de lazer têm sempre algo a dizer na capacidade que a pessoa tem em adormecer depressa e manter um sono de qualidade ao longo da noite.

Se acabou de acordar e passou a noite quase em claro, está a ler o artigo certo! Temos aqui os aspetos fundamentais na sua rotina de hoje para que consiga dormir que nem um bebé esta noite e, com isso, ter energia para a semana de trabalho que está prestes a começar.

De acordo com o site Eat This!, Not That, que é bom não colocar o despertador uma vez por semana. Se o fez hoje, melhor, pois este hábito (mesmo que aconteça uma vez por semana) ajuda o corpo a recuperar os danos causados pelos dias anteriores. Depois, há que apanhar ar fresco e dar movimento ao corpo, nem que seja com uma simples caminhada à padaria mais longe de casa para comprar pão para o pequeno-almoço. Fazer 30 minutos de caminhada ajuda a acelerar o metabolismo e a adaptar o organismo ao novo dia.

Já com o pequeno-almoço (que se quer saudável e nutritivo) e o almoço tomados, chega a hora do café, que deve ser consumido preferencialmente de manhã, uma vez que é possível que comprometa a qualidade do sono se ingerido até seis horas antes de ir dormir. A hora ideal para ‘aquela’ última bica é, diz o site, as duas da tarde.

Mas se pensa que a caminhada matinal é suficiente para pôr o corpo a mexer e dormir que nem um bebé esta noite, engana-se. Para que a qualidade do sono esteja garantida é necessário suar um pouco mais, nem que seja outra vez por apenas 30 minutos. A atividade física à tarde ajuda o corpo a libertar o stress e a aumentar as hormonas relacionadas com o bem-estar e o relaxamento, ajudando o corpo a descontrair e a mente a cair no sono com mais facilidade.

O jantar deve incluir alimentos leves e nutritivos e que sejam especialmente ricos em triptofano, aminoácido que tem a capacidade de induzir o sono. Aveia, amêndoa, banana e abacate são algumas das opções (sim, pode aproveitar a dica para jantar umas papas de aveia esta noite).

Os momentos de lazer fazem parte desta plano para dormir melhor, mas se é adepto da televisão e do computador, é bom que o use apenas até às 21h00, uma vez que as luzes emitidas por estes equipamentos interferem com a qualidade do sono.

A noite acaba com um período de relaxamento, podendo-se recorrer a velas aromáticas para criar uma ambiente mais acolhedor e noturno. O cheiro a lavanda é capaz de atuar como um sedativo, diz a publicação, que não esquece a importância do mimo, referindo-se aqui aos animais de estimação e ao poder relaxante que estes têm.

Embora não se deva dormir com o animal na cama (uma vez que a qualidade do sono de ambos fica comprometida), a pessoa deve acariciar o amigo de quatro patas momentos antes de dormir, pois tal aumenta a sensação de bem-estar e ajuda ambos a relaxar.

Por fim, apagam-se as luzes… não muito depois das 23h00.

Pronto para o desafio?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório