Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Cinco dicas para proteger a sua garrafa de água das bactérias

Sem os devidos cuidados na escolha, utilização e limpeza a sua garrafa reutilizável pode tornar-se no habitat de milhares de bactérias.

Cinco dicas para proteger a sua garrafa de água das bactérias
Notícias ao Minuto

18:20 - 21/02/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Higiene

Ter uma garrafa reutilizável para beber, reencher e transportar a sua água ou o seu chá é uma das melhores formas de poupar o ambiente e a carteira.

O problema é que, como já lhe revelámos, sem os devidos cuidados a sua garrafa pode tornar-se no habitat preferido das bactérias.

Ao fim de uma semana de utilização sem limpeza, uma garrafa de água reutilizável pode conter uma média de 900 mil unidades formadoras de colónias (bactérias) por centímetro quadrado - mais bactérias do que a tampa de uma sanita, segundo revelou um estudo recente.

No entanto com os devidos cuidados é possível reduzir muito a quantidade de bactérias na garrafa de água. A revista Saúde destaca cinco dicas essenciais:

1. Saiba escolher. Prefira as garrafas de ‘esguichar’ e/ou num formato que seja fácil de lavar. Optar pelo inox em detrimento do plástico também é uma boa forma de manter as bactérias afastadas.

2. Nas garrafas de plástico, fuja das embalagens com o símbolo de reciclagem com números 3 ou 7 pois, segundo a revista Saúde, indicam a presença de bisfenol – considerado por alguns estudos um agente cancerígeno. Se usa garrafas de plástico comuns que compra já com água, evite usar sempre a mesma durante vários dias, pois não estão preparadas para esse tipo de uso.

3. Lave a garrafa sempre depois de a usar ou antes de a usar de novo. Preste atenção aos locais de difícil acesso, como a rosca da tampa ou as bordas do bico por onde bebe, use uma escova para conseguir lavar melhor a garrafa.

4. No transporte, proteja o bico ou o gargalo da garrafa, evite quedas ou pancadas e não deixe a garrafa muito tempo em locais abafados, como o carro, pois favorece o surgimento e propagação de micróbios e bactérias.

5. Saiba quando deve trocar a garrafa. Apesar de não terem um prazo de validade, deve substituir a garrafa se esta tiver furos, partes partidas ou a cor tiver desbotado – sinais de que está demasiado velha.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório