A importância do check-up médico e quando o deve fazer

Os exames preventivos podem ser essenciais para identificar fatores de riscos cardiovasculares e até estádios iniciais de certos cancros.

Estes sintomas podem causar vergonha mas, nunca os ignore

© Pixabay

Vânia Marinho
17/02/2017 08:16 ‧ 17/02/2017 por Vânia Marinho

Lifestyle

Conselhos

Tipicamente vamos aos médico quando estamos doentes ou sentimos que há algumas coisa errada com o nosso corpo, mas as consultas preventivas ou os chamados check-ups médicos são mesmo muito importantes, especialmente em certas idades.

O blogue Letra de Médico, coordenado pela revista Veja, destaca qual é a importância dos check-ups médicos e revela quando é que deve mesmo fazer um.

Uma consulta e os exames de check-up médico são das melhores formas de diagnosticar precocemente fatores de risco para doenças cardiovasculares e estádios iniciais de cancro.

Problemas de saúde silenciosos como tensão arterial alta, glicose e colesterol elevados, alterações iniciais dos rins, disfunções da tiroide, nódulos na mama, lesões no colo do útero e cancro da próstata são na grande maioria dos casos detetados graças a exames preventivos.

Toda as pessoas devem realizar avaliações médicas periódicas. As crianças devem ir ao pediatra todos os anos, já os adultos devem fazer um check-up de prevenção de doenças crónicas a partir dos 30 anos, ou antes de houver algum sintoma ou alguma dúvida.

Quem tem história familiar de problemas cardiovasculares, diabetes ou cancro, por exemplo, devem procurar uma avaliação mais precoce, sublinha o Letra do Médico.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas