Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

A importância do check-up médico e quando o deve fazer

Os exames preventivos podem ser essenciais para identificar fatores de riscos cardiovasculares e até estádios iniciais de certos cancros.

A importância do check-up médico e quando o deve fazer
Notícias ao Minuto

08:16 - 17/02/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Conselhos

Tipicamente vamos aos médico quando estamos doentes ou sentimos que há algumas coisa errada com o nosso corpo, mas as consultas preventivas ou os chamados check-ups médicos são mesmo muito importantes, especialmente em certas idades.

O blogue Letra de Médico, coordenado pela revista Veja, destaca qual é a importância dos check-ups médicos e revela quando é que deve mesmo fazer um.

Uma consulta e os exames de check-up médico são das melhores formas de diagnosticar precocemente fatores de risco para doenças cardiovasculares e estádios iniciais de cancro.

Problemas de saúde silenciosos como tensão arterial alta, glicose e colesterol elevados, alterações iniciais dos rins, disfunções da tiroide, nódulos na mama, lesões no colo do útero e cancro da próstata são na grande maioria dos casos detetados graças a exames preventivos.

Toda as pessoas devem realizar avaliações médicas periódicas. As crianças devem ir ao pediatra todos os anos, já os adultos devem fazer um check-up de prevenção de doenças crónicas a partir dos 30 anos, ou antes de houver algum sintoma ou alguma dúvida.

Quem tem história familiar de problemas cardiovasculares, diabetes ou cancro, por exemplo, devem procurar uma avaliação mais precoce, sublinha o Letra do Médico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório