Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Cãibras nos pés a meio do treino? Eis os possíveis culpados

Ter uma cãibra no pé a meio se um salto para a caixa ou durante uma corrida pode ser mais doloroso do que terminar um treino de crossfit.

Cãibras nos pés a meio do treino? Eis os possíveis culpados
Notícias ao Minuto

15:26 - 16/02/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Fitness

Já aqueceu bem, vai a meio do treino, a fazer saltos para uma caixa ou a correr e eis que tem uma cãibra no pé. Além de inconveniente, isto pode ser bastante doloroso. Mas porque é que acontece?

A revista Men’s Fitness que tal como qualquer cãibra muscular, a desidratação pode ter algo a ver com isto. Isto porque os músculos precisam de água para conseguirem funcionar corretamente e durante o treino como transpira é preciso repor a hidratação. À medida que transpiramos durante o treino, os músculos vão ficando com menos água e começam a ficar mais apertados, podendo provocar contrações interiores.

Mas no caso específico das cãibras nos pés, o mais provável é que a culpa seja do calçado mal ajustado. Ao treinar os pés incham por causa do calor e os ténis podem ficar mais apertados e comprimir os nervos do peito do pé. Pare para ajustar os atacadores e aliviar a pressão dos pés.

Se os seus ténis não têm um bom apoio para o arco do pé também se podem gerar lesões como inflamação de um nervo ou uma tendinite. Neste caso terá o pé inchado e a doer e deve ser visto por um médico.

O transtorno metabólico é outra potencial causa das cãibras nos pés - embora muito menos provável - porque os baixos níveis de potássio e de sódio podem provocar dores. Mas se este fosse o caso, também teria dores fora do ginásio.

Corrigir a hidratação e o calçado são medidas essenciais a tomar, mas mal as cãibras nos pés comecem deve tirar os ténis e rolar uma bola de golfe sob os pés, massajando por baixo do calcanhar, o peito do pé

E quando seus pés começam a cãibras no momento, tire seus sapatos e role uma bola de lacrosse ou uma bola de golfe sob os pés, sugere Ryan. Massaje a parte de baixo do calcanhar, a parte interna do pé e para cima com a bola, ao longo do tendão central para ajudas a relaxar os músculos e travar a dor.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório