Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Portugueses dormem pouco e mal. Sono não é prioridade

Estudo revela que os portugueses dormem menos do que o recomendado e reconhecem que deveriam descansar mais horas.

Portugueses dormem pouco e mal. Sono não é prioridade
Notícias ao Minuto

16:04 - 09/02/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Apesar de estarem conscientes da importância do sono, os portugueses não fazem disso prioridade, revelou Carolina Sousa, da Associação Portuguesa do Sono, durante a apresentação do estudo da Conforama sobre os hábitos de descanso dos portugueses, esta manhã na Conforama da Amadora.

Além de dormirem pouco – 71% dos inquiridos dormem sete ou menos horas por noite – os portugueses não descansam bem (48% dizem não conseguir dormir bem durante a noite) nem o suficiente durante a noite, o que afeta a qualidade de vida e a produtividade. Esta foi a principal conclusão do estudo realizado pela Conforama, empresa europeia para equipamento e decoração do lar que se assume como especialista na área dos colchões, que contou com a participação de 1200 inquiridos (48,3% homens e 51,7% mulheres).

Segundo descobriu este estudo, apenas três em cada dez portugueses dormem as oito horas recomendadas por noite, sendo que 32% admite dormir seis ou menos horas por dia.

Os maus hábitos na hora de ir para a cama são uma das principais causas desta falta de descanso. Sendo que 63% dos portugueses deitam-se por volta das 24h durante a semana e quase um terço (28%) depois da uma da manhã.

Uma em cada cinco pessoas também dorme pior acompanhado – devido a questões como ressonar, dar voltas na cama e o calor – e 53% afirma que a sua qualidade de sono é afetada por despertar durante a noite, pelo stress ou por causa de o colchão não ser confortável.

Carolina Sousa destaca que “ter um bom sono está ao alcance de qualquer um. Basta querer e tomar as medidas para isso.”

Entre as principais medidas destaca: evitar cafeína, álcool e refeições pesadas à noite; comer sempre pelo menos três horas antes de ir dormir; deitar e levantar sempre às mesmas horas; praticar exercício moderado com frequência, evitando treinar perto da hora de ir dormir; evitar o uso de equipamentos eletrónicos à noite; manter o quarto escuro, silencioso e fresco (entre os 18 e os 20 graus); ter um colchão e uma almofada confortáveis.

António Vasques, diretor de vendas da Conforama e representante da marca em Portugal, destaca que um colchão bom e certo para as necessidades de cada um é essencial para uma boa noite de sono e descanso.

Segundo este estudo, apesar de 94% dos inquiridos reconhecer que um bom colchão é essencial para dormir bem e ter uma melhor qualidade de vida, apenas 29% sabe qual é o colchão mais adequado para as suas necessidades.

Dormir bem pode ajudar a controlar e perder peso, diminuir o risco de doença cardíaca, reforçar o sistema imunitário, melhorar o humor e as funções cognitivas e motoras.

Com o objetivo de sensibilizar a população para a importância de um bom descanso, a Conforama lançou a campanha ‘Camitis’. Hoje a marca realizou o evento ‘Cama Gigante por Uma Boa Causa’, na loja Conforama da Amadora, onde além de apresentar os resultados do estudo mencionado acima foram doados os 24 colchões individuais que faziam parte da cama gigante à instituição particular de solidariedade social AEIPS – Associação para o Estudo e Integração Psicossocial – que desenvolveu o projeto ‘Casas Primeiro’, destinado a pessoas sem-abrigo que oferece apoio na escolha, obtenção e manutenção de uma casa individual, digna, permanente e integrada na comunidade.

António Vasques contou ao Lifestyle ao Minuto que a Conforma se considera “especialista na área dos colchões” e tem a “preocupação de vender, mas vender bem” e por isso aproveita o seu impacto para alertar para a importância do sono, ter um impacto social através de medidas de solidariedade como esta e dar um ‘empurrãozinho’ a quem decida investir num colchão através dos descontos que tem até ao final de fevereiro e que pretende ir repetindo ao longo do ano.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório