Porque queremos uma mudança de visual radical, porque gostamos de mudar de imagem diferente ou simplesmente porque começam a crescer cabelos brancos. São várias as razões que levam as pessoas a pintar o cabelo.
E é, também, cada vez mais ampla a diversidade de cores que as pessoas gostam de arriscar. Contudo, quando toma a decisão de fazê-lo há vários aspetos a ter em atenção, sobretudo para garantir que o que vai fazer não o vai deixar com péssimo aspeto.
É o caso do tom de pele, dos olhos e até a cor natural do seu cabelo, explica Aida Laporta, do Centro de Formação Profissional de Estética e Cabeleireiro. Na hora de pintar o cabelo há também a ter em conta a frequência com que o faz, a rapidez com que cresce a raíz, a forma como pinta e o tipo de shampoo que deve usar.
Pintar o cabelo parece assim não ser uma decisão que deve tomar de ânimo leve, pelo que lhe deixamos alguns dos maiores erros a evitar quando decide fazê-lo.
1. Pintar em casa? Grande parte das mulheres escolhe pintar o cabelo em casa, uma vez que é menos dispendioso. Para o especialista Ricardo Román esta pode ser uma boa decisão para quem simplesmente quer pintar o cabelo todo do mesmo tom, normalmente para esconder os cabelos brancos. Contudo, quando o objetivo é algo mais elaborado, como pintar apenas as raízes, o melhor é procurar um profissional, uma vez que pode acabar o dia com o cabelo às manchas.
2. Saúde e Cor. A pintura pode muitas vezes provocar irritação capilar. Isso está relacionado com os químicas presentes nas tintas e que representam um dos maiores perigos da pintura em casa, pelas suas próprias mãos.
3. "As tintas provocam irritação e podem mudar as proteções das fibras capilares e produzir alterações estruturais na mesma", explica um especialista ao El Mundo, referindo que para garantir a saúde do seu cabelo, o melhor será procurar um centro profissional, uma vez que estes possuem protetores específicos para o cabelo.
4. É algo que muitos não se lembrarão, mas os produtos químicos presentes nas tintas entra em contacto direto com a pele, podendo ser bastante prejudicial. Existe por isso uma gama de produtos biológicos que pode ser a opção certa para fugir a futuros problemas.