Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Estes alimentos são saudáveis... mas sobrevalorizados

Há alimentos que, de facto, são um autêntico elixir de saúde. Já outros, até podem ser saudáveis, mas não são a maravilha que dizem ser.

Estes alimentos são saudáveis... mas sobrevalorizados
Notícias ao Minuto

08:30 - 31/01/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

É certo e sabido que os alimentos no seu estado mais naturais são os que mais benefícios trazem à saúde. As frutas, os vegetais, os legumes e os tubérculos são detentores de nutrientes fundamentais para a saúde e bem-estar, mas a verdade é que existem alguns alimentos que não são assim tão fantásticos como parecem ser, especialmente no que toca a combinações tidas como ‘explosivas’.

Conta o site Eat This, Not That! que existem vários alimentos que até podem ser saudáveis, mas que, na verdade, são sobrevalorizados. Os sumos por pressão são um exemplo.

Embora este tipo de bebida até possa fornecer um vasto leque de nutrientes a quem consome, a verdade é que a quantidade de fibra é bem menor do que aquela que se encontraria se se comesse os alimentos no seu estado natural. Além disso, se as pessoas fossem comer à dentada tudo o que está dentro de um destes sumos, o mais certo é que não conseguissem ingerir nem metade.

Também os iogurtes são sobrevalorizados. Este alimento é rico em probióticos e cálcio, mas a quantidade de açúcar e adoçantes que pode conter faz dele uma escolha nem sempre acertada, tal como acontece com as bebidas vegetais que se compram nas grandes superfícies. Quando se faz leite de amêndoa em casa sabe-se que apenas se usa amêndoa (e quem sabe uma tâmara), o que faz desta bebida uma opção saudável, mas quando se compra no supermercado, a probabilidade de encontrar químicos e aditivos é grande e basta olhar para a validade da bebida para perceber que é tudo menos natural.

As claras de ovos são vistas como um dos alimentos mais importantes por serem ricas em proteína e quase isentas em gordura, mas a verdade é que se consegue mais benefícios quando se consome o ovo por inteiro do que quando se opta apenas pela clara.

Na lista dos alimentos demasiado valorizados estão ainda as manteigas de baixo teor de gordura (onde se incluem as que são feitas com frutos secos), as bananas, o arroz castanho, os cereais de pequeno-almoço isentos de açúcar e o açaí. Neste último caso, diz a publicação, o ‘pecado’ está na forma em que é consumido, sendo que esta baga apenas é realmente benéfica quando ingerida no seu estado natural e não como papa ou sorvete, como é comummente vendida.

Embora sejam uma melhor opção do que o açúcar refinado, também a geleia de agave e o açúcar de coco podem não ser tão saudáveis como pensamos, assim como os alimentos processados que se rotulam como ‘isentos de glúten’. Estes últimos recorrem a gorduras e aditivos para conseguirem a textura que o glúten dá aos alimentos.

As barras energéticas, especialmente aquelas que são ricas em proteína e/ou que têm mil e um sabores, são outro exemplo de como um alimento é enganador. Estas barras contêm muitas calorias, aditivos e gordura – e às vezes até açúcar escondido. E quem diz barras energéticas, diz bebidas energéticas.

O óleo de coco é uma boa opção para quem quer uma dieta equilibrada, mas é preciso ter algo em conta: 87% da gordura que possui é saturada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório