Um estudo levado a cabo pela University College London, na Inglaterra, em parceria com a University of Queensland, na Austrália, concluiu que o risco de ter a menopausa antes dos 40 anos é largamente superior em mulheres que nunca engravidaram.
Os investigadores descobriram que as mulheres que nunca tiveram filhos correm o dobro (2,2) do risco normal de terem menopausa antes dos 40 anos e apresentam um risco na ordem dos 32% de alcançarem esta fase do sistema reprodutor feminino até aos 44 anos.
O estudo, a que o Daily Mail teve acesso, revela que, por norma, apenas 2% das mulheres têm menopausa antes dos 40 anos e 7,6% têm até aos 44 anos.
Porém, existem casos em que a menopausa chega quando menos se espera. A mesma publicação britânica conta, inclusive, a história de Kathryn Hardman, uma mulher que descobriu ter entrado na menopausa com apenas 34 anos.
Os sintomas de Kathryn - demasiado calor - começaram a surgir durante a sua lua-de-mel, mas a britânica pensou que se tratava apenas do excesso de calor do local onde estava.
Porém, quando regressou a casa os sintomas persistiram e foi então que consultou um médico que lhe disse que já não havia nada a fazer, pois já estava na menopausa.
Perante este diagnóstico, Kathryn teve de aprender a lidar com o facto de não poder ter filhos, algo que estava nos seus planos.