Sabia que em média o nariz de uma pessoa comum produz quase um litro (946ml) de muco ou fluídos por dia?
Pois, é provável que não tenha notado pois geralmente a maior parte deste muco ou fluido passa por trás da garganta e é ‘engolido’, segundo explica Simon Whistler no vídeo acima do canal de Youtube Today I Found Out.
Mas quando está num ambiente frio o mais provável é que tenha de estar sempre de lenço na mão, pois o nariz começa a pingar. Isto acontece porque as baixas temperaturas fazem com que a produção de muco e fluidos pelo nariz aumente significativamente, trazendo o excedente para o exterior – em vez de fluírem interiormente por trás da garganta.
Em resposta ao ar frio a circulação de sangue no nariz aumenta, de forma a manter o nariz e o ar que inala mais quente, bem como os pulmões.
Esta reação provoca o efeito secundário de o deixar com o chamado ‘pingo no nariz’, pois ao aumentar a circulação de sangue nas glândulas que produzem o muco, estas vão aumentar a sua produção.
Mas ao voltar para um ambiente quente a produção de muco e fluidos do seu nariz deve voltar rapidamente ao normal.
O vídeo acima revela ainda que também ficamos com pingo no nariz quando choramos, pois algumas lágrimas acabam por passar pelo nariz, tornando o muco muito líquido e fazendo com que este escorra pelo nariz.