Tratamentos com vitamina C podem ajudar a matar células cancerígenas

Especialistas dizem que quando uma alta dose de vitamina C é injetada na corrente sanguínea, pode danificar as células tumorais, sem afetar as células saudáveis.

Tratamentos com vitamina C podem ajudar a matar células cancerígenas

© iStock

Vânia Marinho
13/01/2017 12:48 ‧ 13/01/2017 por Vânia Marinho

Lifestyle

Estudo

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Iowa não só confirmou que a vitamina C ajuda a combater o cancro, como descobriu porque é que altas doses da vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, são tão perigosas para as células cancerígenas e inofensivas para as células saudáveis.

De acordo com o estudo, publicado na revista Redox Biology, os investigadores da Universidade de Iowa descobriram que a vitamina C se degrada facilmente, criando peróxido de hidrogénio, uma espécie reativa de oxigénio que causa danos no tecido e no ADN. No entanto, de acordo com a pesquisa, as células cancerígenas são muito menos capazes de remover esse peróxido de hidrogénio prejudicial do que as células saudáveis normais.

Portanto, segundo reporta o Medical Daily, a equipa acredita que as doses elevadas de vitamina C administradas por via intravenosa podem ser eficazes e ajudar a combater o cancro, quando combinadas com os tratamentos comuns de quimioterapia e radiação.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas