As pastilhas efervescentes de vitamina C de algumas grandes marcas contêm químicos – bicarbonato de sódio - que são equivalentes à quantidade de sal encontrada em dois pacotes de batatas fritas.
Estas pastilhas contêm bicarbonato de sódio que contêm e que lhes permite ‘fervilhar’, fazer gás e dissolver-se. E o sódio, um ingrediente constituinte do sal, é considerado um potencial problema para a saúde e culpado por vários médicos pela epidemia da tensão arterial alta, que pode provocar acidentes vasculares cerebrais e mortes precoces.
O cloreto de sódio, nome científico para o sal, é conhecido por aumentar a pressão arterial. Pensa-se que o sódio, quando conjugado com bicarbonato, faça o mesmo, embora a ciência tenha alguns conflitos sobre a questão, segundo reporta o Daily Mail.
As preocupações foram levantadas pela empresa de suplementos Healthspan, que lançou um produto rival de vitamina efervescente que não inclui sódio. A empresa patrocinou o estudo de um laboratório independente que analisou os produtos efervescentes de vitamina C de nove supermercados e grandes marcas.
Portanto, se quiser continuar a tomar suplementos de vitamina C sem pôr a sua saúde cardiovascular em risco o melhor é mesmo procurar suplementos que não sejam efervescentes ou então, dentro destes, procurar os com menos sódio.