O que as pastilhas efervescentes de vitamina C podem estar a esconder

São vendidas como algo super saudável e cheio de vitamina, ideais para começar o dia, mas podem esconder algo bastante prejudicial para a saúde.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
13/12/2016 11:14 ‧ 13/12/2016 por Vânia Marinho

Lifestyle

Estudo

As pastilhas efervescentes de vitamina C de algumas grandes marcas contêm químicos – bicarbonato de sódio - que são equivalentes à quantidade de sal encontrada em dois pacotes de batatas fritas.

Estas pastilhas contêm bicarbonato de sódio que contêm e que lhes permite ‘fervilhar’, fazer gás e dissolver-se. E o sódio, um ingrediente constituinte do sal, é considerado um potencial problema para a saúde e culpado por vários médicos pela epidemia da tensão arterial alta, que pode provocar acidentes vasculares cerebrais e mortes precoces.

O cloreto de sódio, nome científico para o sal, é conhecido por aumentar a pressão arterial. Pensa-se que o sódio, quando conjugado com bicarbonato, faça o mesmo, embora a ciência tenha alguns conflitos sobre a questão, segundo reporta o Daily Mail.

As preocupações foram levantadas pela empresa de suplementos Healthspan, que lançou um produto rival de vitamina efervescente que não inclui sódio. A empresa patrocinou o estudo de um laboratório independente que analisou os produtos efervescentes de vitamina C de nove supermercados e grandes marcas.

Portanto, se quiser continuar a tomar suplementos de vitamina C sem pôr a sua saúde cardiovascular em risco o melhor é mesmo procurar suplementos que não sejam efervescentes ou então, dentro destes, procurar os com menos sódio.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas