Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Mais de um quarto dos portugueses não ajuda os filhos com os TPC

Estudo EDULOG sobre as perceções que os portugueses têm sobre o valor da educação revela que 28% dos pais portugueses não ajuda os filhos a fazer os trabalhos de casa.

Mais de um quarto dos portugueses não ajuda os filhos com os TPC
Notícias ao Minuto

12:01 - 06/12/16 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

Mais de um quarto dos portugueses afirma não ajudar os filhos nos trabalhos de casa, seja por falta de conhecimentos (11%), falta de tempo (7%) ou por considerarem que os filhos não precisam de apoio (8%).

As conclusões do estudo ‘Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação?’, que estará quarta-feira em discussão, pelas 15h45, na Universidade de Coimbra, na primeira edição do ciclo de conferências EDUTALKS - uma iniciativa do EDULOG, ‘think tank’ da Educação da Fundação Belmiro de Azevedo.

O estudo revela que quanto maior o nível de escolaridade dos pais, maior a ajuda prestada aos filhos nas atividades escolares. Sendo que mais de 90% dos pais com ensino superior declara ajudar habitualmente os filhos com os trabalhos de casa, enquanto apenas 21% dos inquiridos com escolaridade até ao 1º ciclo declaram fazê-lo.

Independentemente do envolvimento das figuras parentais em casa, são as mães que asseguram, na qualidade de Encarregado de Educação, a relação parental com a escola, nomeadamente nas reuniões. Cerca de 87% das mães portuguesas afirmam desempenhar esse papel contra apenas 35% no caso dos pais. Contudo, estes valores não significam que exista um desinteresse por parte dos pais. Com efeito, se não estão presentes na escola, 59% declaram estar a par dos assuntos tratados nas reuniões e somente 6% declaram o seu desconhecimento.

O estudo revela ainda que os portugueses não estão satisfeitos com o seu próprio grau de escolaridade - 62% dos inquiridos afirmarem que gostariam de ter mais estudos.

Mas que apenas 28% revelam a intenção de voltar a estudar. A idade é a principal razão pela qual os portugueses não voltam a estudar, sendo invocada por 61% dos inquiridos, como informa o EDULOG em comunicado enviado às redações.

As conferências EDUTALKS visam promover e incentivar o envolvimento, diálogo e reflexão crítica do público em geral nas grandes questões da Educação em Portugal. Esta será a primeira edição do que se pretende que seja um ciclo de conferências públicas de discussão de ideias inovadoras, focadas num tema transversal à Educação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório