Mais de um quarto dos portugueses não ajuda os filhos com os TPC

Estudo EDULOG sobre as perceções que os portugueses têm sobre o valor da educação revela que 28% dos pais portugueses não ajuda os filhos a fazer os trabalhos de casa.

família, trabalho de casa, TPC, mãe e filhos

© iStock

Notícias ao Minuto
06/12/2016 12:01 ‧ 06/12/2016 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Estudo

Mais de um quarto dos portugueses afirma não ajudar os filhos nos trabalhos de casa, seja por falta de conhecimentos (11%), falta de tempo (7%) ou por considerarem que os filhos não precisam de apoio (8%).

As conclusões do estudo ‘Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação?’, que estará quarta-feira em discussão, pelas 15h45, na Universidade de Coimbra, na primeira edição do ciclo de conferências EDUTALKS - uma iniciativa do EDULOG, ‘think tank’ da Educação da Fundação Belmiro de Azevedo.

O estudo revela que quanto maior o nível de escolaridade dos pais, maior a ajuda prestada aos filhos nas atividades escolares. Sendo que mais de 90% dos pais com ensino superior declara ajudar habitualmente os filhos com os trabalhos de casa, enquanto apenas 21% dos inquiridos com escolaridade até ao 1º ciclo declaram fazê-lo.

Independentemente do envolvimento das figuras parentais em casa, são as mães que asseguram, na qualidade de Encarregado de Educação, a relação parental com a escola, nomeadamente nas reuniões. Cerca de 87% das mães portuguesas afirmam desempenhar esse papel contra apenas 35% no caso dos pais. Contudo, estes valores não significam que exista um desinteresse por parte dos pais. Com efeito, se não estão presentes na escola, 59% declaram estar a par dos assuntos tratados nas reuniões e somente 6% declaram o seu desconhecimento.

O estudo revela ainda que os portugueses não estão satisfeitos com o seu próprio grau de escolaridade - 62% dos inquiridos afirmarem que gostariam de ter mais estudos.

Mas que apenas 28% revelam a intenção de voltar a estudar. A idade é a principal razão pela qual os portugueses não voltam a estudar, sendo invocada por 61% dos inquiridos, como informa o EDULOG em comunicado enviado às redações.

As conferências EDUTALKS visam promover e incentivar o envolvimento, diálogo e reflexão crítica do público em geral nas grandes questões da Educação em Portugal. Esta será a primeira edição do que se pretende que seja um ciclo de conferências públicas de discussão de ideias inovadoras, focadas num tema transversal à Educação.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas