A não ser que não esteja muito dentro do mundo da beleza e da maquilhagem, certamente já ouviu falar de uma das últimas e mais populares tendências: a beauty blender.
No entanto, apesar da utilidade, as esponjas de maquilhagem reutilizáveis como a beauty blender requerem bastante manutenção, se quer assegurar a sua beleza e saúde. Portanto, antes de aderir à tendência ou para decidir melhor quando é que usa esponjas ou pincéis, o site She Finds destaca algumas razões para nunca usar esponja para aplicar base:
Antes de mais as esponjas de maquilhagem são terreno fértil para germes e bactérias se não as lavar da forma correta e antes de cada utilização. Caso contrário, corre o risco de espalhar bactérias por todo o rosto, aumentando a probabilidade de desenvolver acne, irritação e alergias na pele.
As esponjas tendem a ser mais difíceis de lavar e desinfetar do que os pincéis e ainda têm uma vida útil limitada. O site She Finds conta que uma beauty blender, que custa cerca de 17 euros, dura cerca de dois a três meses enquanto um pincel bem utilizado e tratado pode durar vários anos.
E a esponja não tem de ser lavada a cada utilização só para combater as bactérias, também é necessário que o faça para que consiga uma utilização eficaz. Além de se tornar mais difícil a aplicação da base, a esponja suja de vários produtos de maquilhagem vão fazer com que as cores e as texturas se misturem, estragando o seu trabalho todo.
Outra solução para este problema será comprar uma esponja para cada produto que utiliza, mas é mais rentável comprar um conjunto de pincéis.
As esponjas também absorvem mais quantidade de base, fazendo com que uma parte acabe por se desperdiçar. Recomenda-se que aplique a base com pincel e que depois passe a esponja para suavizar a pele e o efeito da base.