Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Meseta Ibérica desafia habitantes para concurso de receitas tradicionais

Os habitantes do território ibérico de Bragança a Salamanca correspondente à Reserva da Biosfera Meseta Ibérica estão a ser desafiados para um concurso de receitas tradicionais destinado a reunir e divulgar a cozinha regional.

Meseta Ibérica desafia habitantes para concurso de receitas tradicionais
Notícias ao Minuto

12:48 - 09/11/16 por Lusa

Lifestyle Culinária

O promotor é o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) ZASNET que divulgou, enquanto entidade gestora da primeira Reserva da Biosfera transfronteiriça da Europa, a abertura das candidaturas ao concurso para valorizar a gastronomia e os produtos locais.

O propósito é a edição de um livro de receitas numa iniciativa que "vai ao encontro dos objetivos do ZASNET e da própria Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica, que pretende valorizar e divulgar os recursos naturais e o potencial que existe no território".

"Neste caso é a vertente económica que ganha destaque, numa iniciativa de enorme importância também para a preservação da cultura e da tradição local", segundo o agrupamento.

O concurso de receitas está aberto a todos os cidadãos individuais que integram a área de ação do ZASNET, o agrupamento constituído pelas associações de municípios da Terra Fria, Terra Quente Transmontana e Douro Superior, de Portugal, e por representantes espanhóis de Zamora e Salamanca.

Com o objetivo de valorizar os recursos gastronómicos e os produtos locais, o AECT "desafia os cidadãos a apresentarem receitas tradicionais, se possível, condimentadas com criatividade e inovação, com a obrigatoriedade de usarem, pelo menos, um produto endógeno" ou seja natural deste território fronteiriço.

Cada cidadão só pode concorrer a uma das quatro categorias: 1.º prato, 2.º prato, sobremesa e tapa e o número máximo de participantes admitidos por categoria é de vinte.

"A receita a apresentar deve ser completa, incluindo, obrigatoriamente, os seguintes elementos: ingredientes (os produtos utilizados e quantidades), processo de preparação (explicação detalhada), tempo de preparação, número de doses para as quantidades apresentadas, fotografia da apresentação final do prato", de acordo com as regras do concurso.

A avaliação de cada receita será feira por um júri, nomeado para o efeito e composto por um gastrónomo, um 'chef' de cozinha e dois membros do ZASNET AECT.

Para 15 de dezembro está programada, em Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, a cerimónia de pré-seleção das primeiras 20 receitas, que serão ainda sujeitas a uma nova avaliação, da qual vai resultar a eleição de dez para integrarem o receituário digital da Rede Espanhola de Reservas da Biosfera (RERB).

Das receitas que vierem a integrar o receituário 'La cocina en las Reservas de la Biosfera Españolas' serão ainda selecionadas duas para publicar num documento eletrónico e no livro 'Recetas/Menús de la Biosfera de la Red Española de Reservas de la Biosfera (RERB) ', a editar pela Secretaria MaB (Man and Biosphere) da Rede Espanhola de Reservas da Biosfera.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório