O promotor é o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) ZASNET que divulgou, enquanto entidade gestora da primeira Reserva da Biosfera transfronteiriça da Europa, a abertura das candidaturas ao concurso para valorizar a gastronomia e os produtos locais.
O propósito é a edição de um livro de receitas numa iniciativa que "vai ao encontro dos objetivos do ZASNET e da própria Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica, que pretende valorizar e divulgar os recursos naturais e o potencial que existe no território".
"Neste caso é a vertente económica que ganha destaque, numa iniciativa de enorme importância também para a preservação da cultura e da tradição local", segundo o agrupamento.
O concurso de receitas está aberto a todos os cidadãos individuais que integram a área de ação do ZASNET, o agrupamento constituído pelas associações de municípios da Terra Fria, Terra Quente Transmontana e Douro Superior, de Portugal, e por representantes espanhóis de Zamora e Salamanca.
Com o objetivo de valorizar os recursos gastronómicos e os produtos locais, o AECT "desafia os cidadãos a apresentarem receitas tradicionais, se possível, condimentadas com criatividade e inovação, com a obrigatoriedade de usarem, pelo menos, um produto endógeno" ou seja natural deste território fronteiriço.
Cada cidadão só pode concorrer a uma das quatro categorias: 1.º prato, 2.º prato, sobremesa e tapa e o número máximo de participantes admitidos por categoria é de vinte.
"A receita a apresentar deve ser completa, incluindo, obrigatoriamente, os seguintes elementos: ingredientes (os produtos utilizados e quantidades), processo de preparação (explicação detalhada), tempo de preparação, número de doses para as quantidades apresentadas, fotografia da apresentação final do prato", de acordo com as regras do concurso.
A avaliação de cada receita será feira por um júri, nomeado para o efeito e composto por um gastrónomo, um 'chef' de cozinha e dois membros do ZASNET AECT.
Para 15 de dezembro está programada, em Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, a cerimónia de pré-seleção das primeiras 20 receitas, que serão ainda sujeitas a uma nova avaliação, da qual vai resultar a eleição de dez para integrarem o receituário digital da Rede Espanhola de Reservas da Biosfera (RERB).
Das receitas que vierem a integrar o receituário 'La cocina en las Reservas de la Biosfera Españolas' serão ainda selecionadas duas para publicar num documento eletrónico e no livro 'Recetas/Menús de la Biosfera de la Red Española de Reservas de la Biosfera (RERB) ', a editar pela Secretaria MaB (Man and Biosphere) da Rede Espanhola de Reservas da Biosfera.