Apesar de o inverno ainda não ter chegado, com a descida das temperaturas e os dias mais curtos, acaba por ser mais difícil conseguir ter motivação para ir correr ao ar livre. Mas, estudo diz que as estações frias são a melhor altura do ano para praticar ‘jogging’.
Esta é a melhor altura para ir correr ou caminhar na rua, pois o frio faz com que o exercício seja mais fácil para o corpo.
Um estudo realizado pela St Mary’s University, em Londres, descobriu que o frio faz com que a frequência cardíaca dos corredores baixe 6%, fazendo com que menos sangue seja bombeado para a pele para dissipar o calor.
Como reporta o Daily Mail, enquanto uma corrida de 40 minutos no verão britânico fará alguém produzir em média 1,3 litros de transpiração, fazendo com que o corpo tenha de trabalhar mais para combater a desidratação, uma corrida com a mesma duração mas numa clima de frio exige menos energia, tornando a mais fácil e mais rápida.
Com um clima quente os corredores estão sob maior pressão cardiovascular, o que prejudica o seu desempenho. O professor John Brewer, que realizou a investigação, disse: "Pode ser bom quando o sol está a brilhar, mas muito rapidamente o seu corpo começa a sobreaquecer, por isso tem de lidar com isso produzindo energia para o conseguir levar de A a B e ainda o manter fresco”.