Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Ardor nos olhos? Eis as possíveis causas

Coçar os olhos está fora de questão.

Ardor nos olhos? Eis as possíveis causas
Notícias ao Minuto

08:13 - 31/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

A sensação de comichão e/ou ardor pode surgir momentaneamente ou prolongar-se ao longo de dias. A sensibilidade ocular é mais comum nos meses da primavera, mas as alergias sazonais estão longe de serem as únicas causas para este mal-estar ocular.

Como explica à Self o médico Mark Jacquot, as alergias a animais ou a determinados alimentos podem igualmente causar pequenos danos nos olhos, deixando-os mais irritados e com lágrimas. A conjuntivite alérgica, por exemplo, “são basicamente mini reações alérgicas a algum alergénico – que pode ser comida ou ambiente, ou alergia sazonal – nos olhos”.

E por falar em conjuntivite alérgica, a conjuntivite mais normal – e que se baseia no olho vermelho e, por vezes, inchado – é também uma causa para a sensação de comichão e/ou ardor, que pode ainda surgir também quando os olhos estão mais secos ou quando a pessoa sofre de um problema chamado olho seco crónico.

O uso de produtos que possam causar irritação, como alguns tipos de maquilhagem, pode dar origem a uma dermatite atópica no rosto, deixando os olhos à mercê de uma possível irritação. Coçar os olhos está fora de questão, especialmente quando estes possuem uma maior quantidade de lágrimas.

A inflamação da pálpebra (ou, terçolho) faz com que os olhos fiquem secos, irritados, vermelhos e com uma sensação de ‘areia’. Esta sensação de ‘areia’ nos olhos é também comum entre as pessoas que passam horas a fio em frente ao computador, uma vez que não pestanejam as vezes suficientes e, por isso, ficam com um maior cansaço e falta de concentração, o que faz com que se esforcem mais para ver. Tanto o terçolho como as longas horas ao computador são motivos para a sensação de ardor constante e duradoura.

A entrada de um agente externo no olho e o uso incorreto de lentes de contacto podem também estar na origem da sensação de ardor e de comichão dos olhos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório