Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Porque é que os bocejos são 'contagiosos'?

Cerca de 60% dos humanos é sensível à repetição do bocejo quando alguém por perto realiza este ato. E há muitas teorias que tentam explicar este fenómeno.

Porque é que os bocejos são 'contagiosos'?
Notícias ao Minuto

07:50 - 28/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

Alguém ao seu lado bocejo e, sem que se aperceba nem consiga evitar, passado uns segundos também já está a bocejar? Isto acontece a cerca de 60% das pessoas. Mas porque é que o bocejo é ‘contagioso’?

Um estudo publicado no Plos One concluiu que apesar de muitos animais bocejarem, parece que o seu contágio só se dá em humanos, chimpanzés, cães e lobos.

Como conta o El País, uma das teorias que tenta explicar o efeito ‘contagioso’ dos bocejos defende que tem tudo a ver com a comunicação e a sincronização.

Segundo Matthew Campbell “uma possibilidade é que nas espécies sociais que coordenam os seus níveis de atividade, copiar os bocejos pode ajudar a sincronizar o grupo." Como uma mera imitação.

“Assim, quando é hora de comer, toda a gente come (comer é contagioso), quando é hora de se mexer, toda a gente se mexe (as posturas corporais são contagiosas). Desta forma, a cópia do bocejo também coloca o grupo em sincronia",descreve Matthew.

Outro palpite é que o contágio dos bocejos é simplesmente um subproduto da importância de copiar essas outras coisas, de acordo com o professor de psicologia. Sendo, portanto, uma inevitável sequela que aparece simplesmente como resultado e acompanhando outras funções que são realmente importantes (alimentação, postura corporal, etc.).”

Mas há ainda outra teoria que defende que o efeito contagioso dos bocejos se deve à empatia. Neste caso não se trataria apenas de uma imitação, mas da nossa capacidade de interpretar como se sentem as outras pessoas que nos levaria a colocar-nos no seu lugar, a sentir ou intuir o que elas sentem e, depois disso, ceder inconscientemente à tentação.

E há vários estudos a favor desta teoria que demonstraram que quando o bocejo contagia as pessoas ficam com níveis de empatia mais altos.

Mas nenhuma teoria foi ainda totalmente provada como a verdadeira explicação.

Descubra ainda tudo o que a ciência sabe sobre o bocejo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório