Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Sente-se mal depois de comer pão? A culpa pode não ser do glúten

Estudo aponta que outras proteínas do trigo também podem provocar sensibilidade.

Sente-se mal depois de comer pão? A culpa pode não ser do glúten
Notícias ao Minuto

21:12 - 21/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Alimentos como pão, massa e até cerveja já forma excluídos do menu de muitas pessoas por provocarem sintomas como dores de cabeça, barriga, manchas na pele e dores nas articulações. E qual é o principal suspeito? O glúten.

Mas, a verdade é que apesar de terem as pessoas muitas pessoas descobrem, depois de fazerem teste, que não sofrem de doença celíaca. Um estudo recente revela porque é que isso pode acontecer.

Como reporta a revista Time, um grupo de investigadores da Universidade Johannes Gutenberg, na Alemanha, descobriu que um grupo de proteínas do trigo, com o nome de inibidores amilase-tripsina (ATIs, na sigla em inglês), - do qual o glúten não faz parte - é capaz de desencadear uma série de processos inflamatórios no organismo, nomeadamente a sensibilidade ao glúten não celíaca. Nesta condição, a pessoa apresenta todos os sintomas da doença celíaca, mas não sofre, de facto, este problema.

E não é só no intestino que estas proteínas provocam efeitos negativos. "Demonstramos que as ATIs do trigo ativam células imunes específicas no intestino e em outros tecidos, potencializando, assim, os sintomas de doenças inflamatórias pré-existentes", relata o principal autor do estudo, Detlef Schuppan.

Neste estudo os investigadores notaram que o consumo destas estruturas de proteína também abria portas para inflamações nos gânglios linfáticos, nos rins, no baço e até no cérebro. Agravando assim os sintomas de doenças como artrite reumatóide, esclerose múltipla, asma e lúpus.

Agora os investigadores esperam que esta descoberta leve à realização de mais estudos sobre os efeitos dos ATIs e que no futuro seja possível fazer uma dieta livre de ATI de forma a ajudar a tratar as doenças imunitárias graves.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório