Um estudo sugere que ter um forte reação emocional a músicas tristes pode indicar que é uma pessoa empática.
De acordo com os investigadores, ter fortes reações emocionais – como ficar triste ou chorar – ao ouvir uma música triste está ligado a traços empáticos e “sensibilidade ao contágio emocional”.
Os investigadores têm usado uma música instrumental chamada ‘Discovery of the Camp’ para “induzir tristeza” em participantes de vários estudos realizados nos últimos anos. Pode ouvi-la em baixo:
O último estudo pediu a 102 pessoas entre os 18 e os 67 anos que ouvissem está música e que depois respondessem a questões sobre como se sentiram. Com base nas respostas os cientistas dividiram os participantes em três grupos: os que sentiram uma “tristeza relaxante”; os que sentiram uma “tristeza nervosa” que o fez ficar ansiosos ou assustados; e os que tiveram uma “tristeza comovente”.
Depois os participantes realizaram testes desenhados para medir a sua empatia. Como reporta o Science of Us da New York Magazine, os cientistas concluíram que as pessoas que sentiram uma “tristeza comovente” e que, portanto, se emocionaram e ficaram muito tristes, eram as que tinham maiores níveis de empatia.
Portanto, da próxima vez que se emocionar ao ouvir a música de Celine Dion no filme ‘Titanic’ e alguém o julgar, diga que é sensível ao contágio emocional.