Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Fica à beira das lágrimas quando ouve músicas tristes?

Esta reação pode revelar um detalhe interessante sobre a sua personalidade.

Fica à beira das lágrimas quando ouve músicas tristes?
Notícias ao Minuto

20:28 - 20/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Um estudo sugere que ter um forte reação emocional a músicas tristes pode indicar que é uma pessoa empática.

De acordo com os investigadores, ter fortes reações emocionais – como ficar triste ou chorar – ao ouvir uma música triste está ligado a traços empáticos e “sensibilidade ao contágio emocional”.

Os investigadores têm usado uma música instrumental chamada ‘Discovery of the Camp’ para “induzir tristeza” em participantes de vários estudos realizados nos últimos anos. Pode ouvi-la em baixo:

O último estudo pediu a 102 pessoas entre os 18 e os 67 anos que ouvissem está música e que depois respondessem a questões sobre como se sentiram. Com base nas respostas os cientistas dividiram os participantes em três grupos: os que sentiram uma “tristeza relaxante”; os que sentiram uma “tristeza nervosa” que o fez ficar ansiosos ou assustados; e os que tiveram uma “tristeza comovente”.

Depois os participantes realizaram testes desenhados para medir a sua empatia. Como reporta o Science of Us da New York Magazine, os cientistas concluíram que as pessoas que sentiram uma “tristeza comovente” e que, portanto, se emocionaram e ficaram muito tristes, eram as que tinham maiores níveis de empatia.

Portanto, da próxima vez que se emocionar ao ouvir a música de Celine Dion no filme ‘Titanic’ e alguém o julgar, diga que é sensível ao contágio emocional.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório