Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

O que é a síndrome de Rapunzel?

Tem também o nome de tricofagia e trata-se do hábito de comer o próprio cabelo.

O que é a síndrome de Rapunzel?
Notícias ao Minuto

17:47 - 10/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Doença

Estar constantemente com o cabelo na boca é um dos hábitos que os pais e professores mais repudiam nas crianças. Na grande maioria dos casos, as advertências devem-se a questões de higiene, mas a verdade é que este hábito é bem mais grave do que se pensa.

Como conta o site LiveScience, a síndrome de Rapunzel é um distúrbio psiquiátrico caraterizado pelo hábito de comer os próprios cabelos ou de terceiros, em casos mais avançados da doença.

Embora se trate de uma condição pouco comum, a tricofagia (nome técnico) é mais frequente entre crianças e adolescentes do sexo feminino, podendo arrastar-se até à idade adulta, onde o hábito de comer cabelos se torna mais grave e pode ficar à mercê do stress e da pressão diária.

Além da perda de fios que esta condição provoca, o hábito que ‘comer’ o próprio cabelo pode danificar seriamente a saúde, uma vez que se forma uma bola no estômago, condicionando o processo digestivo dos alimentos e reduzindo significativamente os níveis de proteína no sangue, uma situação que agrava o estado de saúde e que pode estar na origem de outros e mais sérios problemas.

Recorrendo a um caso recente, o site LiveScience explica que este hábito de comer cabelo pode causar náuseas, dificuldade em defecar e fraqueza.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório