Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Faz bem tomar banho com água fria?

Apesar de lhe poder parecer algo muito mais típico (e possível) do verão, tomar banho de água fria no inverno também pode ser benéfico para a saúde e para o bem-estar.

Faz bem tomar banho com água fria?
Notícias ao Minuto

09:08 - 06/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Bem-Estar

Da próxima vez que tomar banho, talvez queira pensar a temperatura que vai escolher.

Tomar banho de água fria contribui para o sistema imunitário e melhora a circulação, alivia o stress, e contribui para o estado de alerta e a clareza.

Um estudo recente desenvolvido por investigadores holandeses sugere que as pessoas que se passam por água fria depois do banho recuperam mais rapidamente quando estão doentes e faltam menos vezes aos trabalho do que as pessoas que tomam banhos de água morna ou quente.

E dois terços dos três mil participantes neste estudo decidiram continuar a passar-se por água fria no banho pois diziam que aumentava mais os seus níveis de energia do que um café forte.

Sophie Kreitzberg, do site Refinery29, decidiu testar os banhos de água fria pela manhã durante 30 dias e destaca que a ajudavam a ter mais energia e melhor humor logo ao acordar. Nick Greene, da revista Prevention, também tomou um banho de água fria por semana e reporta melhorias na concentração, na energia e até na aparência e saúde da pele.

E, como reporta o Independent, há ainda provas de que tomar banho com água fria faz com que se sinta mentalmente mais alerta, devido ao choque de temperatura, e que este pode ser um ‘método’ para tratar pessoas com depressão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório