Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Truques para evitar 'armadilhas' e fazer compras saudáveis

Nutricionista partilha algumas dicas para se manter longe das armadilhas e conseguir sair do supermercado com os sacos cheios de produtos saudáveis.

Truques para evitar 'armadilhas' e fazer compras saudáveis
Notícias ao Minuto

18:00 - 03/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Dicas

Quando se vai às compras é quase impossível resistir aos corredores de bolachas, snacks salgados, sobremesas ou jantares congelados que parecem deliciosos. Mas, pela sua saúde, é possível resistir e fazer melhores escolhas.

A revista Boa Forma falou com a nutricionista Cynthia Antonaccio, que partilha alguns truques para reconhecer as armadilhas contra a saúde e boa forma e fazer melhores escolhas no supermercado:

Atenção aos rótulos. Leia sempre os rótulos e confirme os ingredientes – que surgem por ordem decrescente de quantidade. Ou seja, no pão integral deve a lista de ingredientes deve começar pela farinha integral e não pela farinha branca. E lembre-se que o açúcar também pode surgir sobre nomes como sacarose,glicose ou xarope de milho.

Escolha os alimentos mais nutritivos. Por exemplo leite enriquecido com cálcio, manteiga com ómega 3, ou cereais enriquecidos.

Se vai comprar bolachas ou bolos, escolha as porções mais pequenas, para evitar a tentação de comer em excesso para acabar o pacote. Tente também eleger as versões integrais, pois são mais saudáveis.

No que toca ao pão, procure o mais rico em fibras (integral ou centeio), pois contribuem para o bom funcionamento intestinal. Ou opte pelos com menos gordura.

Se não resiste ao queijo, escolha o requeijão light em vez do queijo creme, pois tem mais cálcio e proteínas.

Nas carnes frias (fiambre, salsichas ou fumados), opte por opções com peru ou frango. Em relação aos cereais matinais, opte pelas versões integrais e sem açúcar adicionado. Evite os pacotes de sumo, pois geralmente têm muito açúcar. Mas pode apostar em sumos naturais, polpa de fruta congelada ou fruta para congelar, para poder fazer o seu sumo.

Pode apostar nos vegetais e legumes congelados, pois são muito práticos, mas evite voltar a congelá-los depois de os descongelar. Sempre que puder, aposte nos alimentos frescos e orgânicos.

Apesar de alguns alimentos em conserva perderem valor nutritivo, é uma opção muito prática. Se vai comprar atum enlatado, prefira o conservado em óleo ou azeite, pois, apesar de mais calórico, preserva mais o ómega 3 – pode sempre escorrer bem o óleo antes de comer o atum.

Mas fuja dos molhos, especialmente dos molhos para salada. É preferível usar azeite, vinagre balsâmico ou sumo de limão.

Compre frutos secos para os snacks entre as refeições, mas cuidado para não exagerar.

Ao escolher o peixe, saiba que os de cor mais clara têm menor teor de gordura do que os mais rosados e escuros. Mas lembre-se de que os mais gordos, como o salmão, o atum e as anchovas são ricos em ómega 3.

Se vai comprar carne picada, peça para a picarem na hora e escolha as partes mais magras.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório