Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Cinco possíveis efeitos 'colaterais' do exercício físico

Sentir o efeito exercício ou até ter o corpo dorido depois do treino é normal, mas cuidado se tem algum destes sintomas.

Cinco possíveis efeitos 'colaterais' do exercício físico
Notícias ao Minuto

09:02 - 30/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Conselhos

O que é que se espera que um treino provoque? Transpiração, alguma falha muscular ou até um pouco de dores, especialmente nos dias a seguir ao treino, devido ao ácido lático.

Mas sintomas como tonturas, azia e pontadas devem, com certeza, fazê-lo abrandar. A revista Men’s Fitness falou com especialistas que revelam os efeitos colaterais mais estranhos que o exercício físico pode provocar, e quando é que eles o devem realmente preocupar a fazê-lo ir ao médico.

1. Tremores musculares. Geralmente este sintoma deve-se apenas à fadiga, mas John P. Higgins, do Ironman Sports Medicine Institute do Memorial Hermann-Texas Medical Center, destaca que também pode ser um sinal de que o açúcar no sangue está baixo. A hipoglicemia (queda dos valores de açúcar no sangue) pode provocar vários sintomas desde tremores a fadiga e até a perda de consciência.

Para se prevenir disto coma qualquer coisa leve cerca de meia hora antes do treino. Mas se os sintomas persistirem durante horas deve ir ao médico.

2. Tonturas. Podem ocorrer depois de ter feito movimentos bruscos com a cabeça, mas também devido a desidratação ou um baixo volume de sangue. Deve parar imediatamente e beber água e se costuma é saudável e está a ter tonturas duram vários minutos deve chamar um médico. Até porque também pode ser um sintoma de arritmia cardíaca ou outro problema cardiovascular.

3. Enjoos e/ou vómitos. Não, não é normal sentir-se assim durante o treino. Pode dever-se a várias causas como comer a comida errada à hora errada, tomar vitaminas de estômago vazio ou esforçar-se demasiado. Deve ir aumentando a intensidade de forma gradual para se ir habituando para evitar estes sintomas, e comer sempre alguma coisa quando toma vitaminas. Pode ainda evitar comer coisas sólidas três horas antes do treino para ser mais fácil fazer a digestão.

4. Azia. É normal ter alguma azia, especialmente se bebeu muita água antes de fazer abdominais ou flexões. Tomar ibuprofeno de estômago vazio pode agravar os sintomas, tal como comer ou beber mesmo em cima da hora do treino. Mas se a azia é acompanhada de sintomas como dificuldade em respirar ou dor no peito, chame o médico imediatamente, pois pode estar a ter um ataque cardíaco.

5. Pontadas. A chamada ‘do de burro’, cujo termo médico é dor abdominal transitória relacionada com o exercício, acontece geralmente ao corredores e pode dever-se ao facto de estarem a fazer um treino novo ou mais intenso, mas também à má postura.

Para tentar evitar as pontadas, adote uma boa postura enquanto corre e siga um padrão ritmado de respiração, coordenando a respiração com as passadas. Geralmente a dor vai desaparecendo à medida que a sua condição física melhora.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório