Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

ABT: A terapia que ajuda a perder peso sem sofrer

Foi descoberta uma nova terapia que permite perder peso, mas sem sentir cansaço ou irritação.

ABT: A terapia que ajuda a perder peso sem sofrer
Notícias ao Minuto

22:00 - 28/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Sugestões

Quais são as consequências mais diretas do processo de emagrecimento? Cansaço e irritação. O resultado? Uma vontade imensa em desistir… e é isso que quase sempre acontece.

Para evitar estas desistências comuns, foi descoberta uma nova terapia que permite perder uns quilos extra sem que tal implique sofrer (física e emocionalmente). Esta terapia tem como nome Tratamento Comportamental Baseado na Aceitação (ABT, na sigla inglesa – de Acceptance-Based Behavioral Treatment) e foca-se nas técnicas de aceitação da dieta e do exercício.

Como explica o site LiveScience, esta nova terapia centra-se na aprendizagem e aceitação dos sentimentos mais desconfortáveis e das situações menos prazerosas que, muitas vezes, estão na origem das desistências.

Além disso, esta terapia criada pela Universidade da Filadélfia, nos Estados Unidos, ajuda ainda todas as pessoas a concentrarem-se ao máximo no motivo que está por trás da vontade de perder peso e que pode incluir questões de saúde, estética, energia, etc. Esta concentração é feita com recurso à prática de mindfulness.

Mas, porque é que esta terapia é mais certeira e eficaz que as que já existem? Porque se concentra na pessoa em si e nos seus sentimentos, ao contrário das mais convencionais que incentivam as pessoas a olharem para números e resultados.

E prova disso são as conclusões do estudo realizado pela universidade que criou a terapia. Dos 200 participantes classificados como obesos, aqueles que seguiram a terapia ABT perderam 13,3% do total do seu peso corporal, enquanto aqueles que seguiram as terapêuticas convencionais perderam 9,8%. E mais: daqueles que seguiram a nova terapia, 64% mostrou-se capaz de continuar a perder peso passado um ano.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório