Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Caldo de Quintandona vai ter confraria gastronómica

O Caldo de Quintandona, especialidade de uma aldeia de xisto em Penafiel, vai originar uma confraria gastronómica que será apresentada a 18 de setembro na 10ª. edição da festa que consagra a iguaria.

Caldo de Quintandona vai ter confraria gastronómica
Notícias ao Minuto

16:13 - 06/09/16 por Lusa

Lifestyle Penafiel

A confraria terá naquele dia, segundo informa hoje a autarquia, a primeira cerimónia de entronização de confrades.

"Esta nova confraria pretende preservar, valorizar e promover a aldeia de Quintandona e os seus valores etnográficos e gastronómicos, com enfoque no caldo tradicional desta aldeia", lê-se num comunicado enviado à Lusa.

A Festa do Caldo, que se realiza há 10 anos consecutivos naquela aldeia, constitui "um enorme sucesso", segundo a organização, atraindo em 2015 cerca de 15.000 pessoas, que apreciaram as especialidades gastronómicas e desfrutaram dos momentos de recreio que incluem música, teatro de rua, canto, danças típicas e outras manifestações culturais.

A maioria das atividades realiza-se em tradicionais casas de xisto, ardósia e granito amarelo que foram recuperadas, desde 2003, no âmbito de um projeto apresentado pela Câmara de Penafiel e pela Junta de Lagares, apoiado por fundos comunitários.

A abertura da festa está marcada para o dia 16, às 19:00, prolongando-se até ao dia 18.

Além da animação de rua e da gastronomia, os visitantes podem apreciar os produtos tradicionais que serão exibidos por cerca de meia centena de expositores, sobretudo de artesanato local.

Os visitantes têm acesso gratuito ao parque de campismo equipado com chuveiros de água quente.

No programa de espetáculos destacam-se, segundo a organização, os agrupamentos Galandum Galundaina, Daniel Pereira Cristo Quinteto, Retimbrar e Origem Tradicional.

Na preparação do evento trabalham habitualmente cerca de meia centena de pessoas, em regime de voluntariado, a maioria residente em Quintandona, aldeia situada numa zona agrícola a cerca de 14 quilómetros de Penafiel.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório