Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Homens são tão inférteis quanto as mulheres

A Associação Portuguesa de Fertilidade sublinha a importância de acabar com o preconceito.

Homens são tão inférteis quanto as mulheres
Notícias ao Minuto

18:00 - 01/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle APFertilidade

Em Portugal, cerca de 300 mil casais são inférteis.

Apesar de a infertilidade ser frequentemente associada às mulheres, a verdade é que a percentagem de casos de infertilidade feminina e masculina é exatamente igual: 40%. Registam-se depois 10% de casos de infertilidade de ambos os elementos do casal e mais 10% de casos de infertilidade inexplicada.

A infertilidade masculina pode dever-se a fatores genéticos e hereditários ou ser consequência dos hábitos e estilo de vida, acidentes ou doenças – como cancro, obesidade, diabetes, disfunções sexuais ou doenças neurológicas. Alterações no âmbito testicular, a obstrução de dutos, patologias da próstata, alterações na ejaculação ou na ereção e alterações no esperma estão entre as causas mais comuns.

Cláudia Vasconcelos Vieira, presidente da Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade), destaca que “é urgente acabar com o estigma” que está associado à infertilidade masculina.

Em comunicado enviado às redações explica: “Nos casos em que o homem é o membro infértil do casal, por vergonha ou preconceito, não procura ajuda, acabando por ser a mulher a fazê-lo”.

Conta que “muitas vezes os tratamentos não prosseguem porque os homens não aceitam realizar exames simples, como um espermograma”.

"Tal como acontece com as mulheres, a infertilidade masculina não se resume a uma causa. Quanto mais cedo se assumir o problema, maiores são as opções de tratamento e as hipóteses de cura. E é preciso desmistificar a ideia de que a infertilidade é sinónimo de disfunção sexual, porque uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra", sublinha a presidente da associação.

De acordo com a APFertilidade, manter uma alimentação saudável, evitar o consumo de drogas e tabaco, praticar exercício físico regularmente e manter uma vida sexual responsável são alguns hábitos importantes para prevenir a infertilidade masculina.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório