Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Deve-se ou não dizer a uma criança que está doente?

Não existe uma forma mais correta do que outra para falar com uma criança sobre o seu estado de saúde, contudo, esconder está fora de questão.

Deve-se ou não dizer a uma criança que está doente?
Notícias ao Minuto

18:59 - 29/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Lidar com uma criança doente é uma tarefa complexa e que vai muito ao encontro da forma de estar de cada pessoa.

Embora seja comum os pais tentarem proteger ao máximo o filho doente, evitando que este fique preocupado e que isso ponha em causa o seu bem-estar, não revelar o real diagnóstico pode ser um erro.

À Reuters, Bryan Sisk, médico do St. Louis Children’s Hospital (nos Estados Unidos), revela que “algumas crianças beneficiam em saber mais sobre a sua doença”.

Numa publicação feita na revista Pedriatics, Sisk e os seus colegas salientam que não existe uma única forma de lidar com uma criança doente e que cada caso é um caso, porém, esconder à criança a gravidade da doença pode ser um risco, uma vez que esta pensa que tem apenas um pequeno problema momentâneo, desvalorizando alguns sintomas e sinais que podem ser fundamentais para o tratamento e/ou cura.

Além disso, as crianças percebem muito facilmente quando existem segredos e isso pode colocar em causa o bem-estar familiar. “Se tentarmos esconder as más notícias, algumas crianças vão pensar que as famílias estão a agir estranhamente porque elas fizeram algo de errado”, destaca o especialista, defendendo que os pais devem contar tudo ou apenas parte dependendo da personalidade do filho.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório