Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bifes congelados? Não os descongele, cozinhe-os assim

Se os bifes forem congelados corretamente, este método pode fazer com que os bifes libertem menos sucos e com que cozinhem de forma mais homogénea do que quando são descongelados.

Bifes congelados? Não os descongele, cozinhe-os assim
Notícias ao Minuto

20:06 - 25/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Culinária

Preparar a carne fresca é a melhor forma de conseguir um delicioso bife de vaca, mas se a carne já foi congelada, o melhor é cozinhá-la mesmo assim, sem descongelar.

Quem o diz é Dan Souza, editor sénior do Cook’s Illustrated, que demonstrou no programa America’s Test Kitchen o melhor método para o fazer.

Ele congelou oito bifes, depois descongelou metade deixando-os no frigorífico durante a noite e deixou os restantes bifes congelados.

Depois Dan Souza cozinhou os dois grupos de bifes numa frigideira quente durante 90 segundos de ambos os lados antes de transferi-los para um forno de 275 graus, até ficarem médios.

Como reporta o Business Insider, a sua equipa descobriu que os bifes que foram preparados congelados não só perderam menos humidade e ficaram cozinhados de forma mais uniforme, como também ficaram com um melhor sabor do que os seus homólogos descongelados.

Além disso a carne congelada tinha uma tira muito mais fina de carne cozida demais (conhecida como a "faixa cinzenta") à volta do interior rosa do que a carne de bovino que havia sido descongelada.

Os bifes congelados ficaram dourados por fora quase tão rápido como os bifes descongelados, embora tenham precisado de 18 a 20 minutos no forno (em comparação com os 10 a 15 para os bifes descongelados).

Mas, claro que para obter estes resultados os bifes precisam de ser congelados corretamente. Colocá-los num saco pode permitir a formação de humidade ou gelo na carne, que depois pode provocar chamas quando os os põe na gordura quente para grelhar.

Em vez disso, Souza sugere que coloque os bifes numa assadeira forrada com papel vegetal e a coloque no congelador. E, só depois de estarem totalmente congelados é que os deve embrulhar separadamente em película aderente e colocá-los em um saco de plástico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório