Uma agressão à pele causa uma cicatriz. Pode ser por culpa de uma queda, de um golpe ou resultado de uma cirurgia. Todas as cicatrizes contam uma história e deixam uma memória… mas que não tem que ser física.
Disfarçar as cicatrizes é uma forma de atenuar a dor que a elas pode estar associada, como já fizeram algumas mulheres que sobreviveram ao cancro da mama, por exemplo.
Mas não é preciso tomar uma decisão tão radical para disfarçar uma marca no corpo. Pode-se fazê-lo com simples gestos diários, como explica a revista Fitness no seu site. E o primeiro é a hidratação.
Manter a zona da cicatriz hidratada é uma forma de acalmar possíveis reações ou mudanças de pigmentação. E por falar em pigmentação, a aplicação de cremes com cor pode ser uma ajuda, especialmente quando o objetivo é dar um ar mais saudável à marca. Outra forma de minimizar a aparência da cicatriz é evitando a tensão no local lesionado, não fazendo esforços e movimentos bruscos nos primeiros momentos que sucedem ao aparecimento da cicatriz.
Quando as cicatrizes ou marcas aparecem no rosto, como acontece com a acne, deve-se apostar numa alimentação adequada e em produtos que promovam a elasticidade e regeneração da pele, o que acontece quando possuem antioxidantes e várias vitaminas, como a E e K (aquela que é boa para disfarçar as olheiras).