Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

O que fazer para conseguir um intestino saudável

Os intestinos querem-se fortes e saudáveis. Aprenda a cuidar dos seus.

O que fazer para conseguir um intestino saudável
Notícias ao Minuto

19:31 - 18/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

A saúde intestinal é a base do bem-estar e da saúde geral e a ciência tem-se esforçado para provar isso e para mostrar que as bactérias que habitam nos nossos intestinos têm um papel fundamental para a saúde e para o bom funcionamento do sistema imunitário.

Uma das principais funções das bactérias intestinais é facilitar a absorção de nutrientes, um aspeto essencial para o reforço do sistema imunitário e para o bom funcionamentos dos órgãos. Cálcio, cobre, ferro e magnésio são alguns dos minerais que beneficiam de uma flora bacteriana intestinal saudável.

Como revela o site Mind Body Green, a flora microbiana que habita nos intestinos tem ainda a capacidade de prevenir infeções e produzir vitaminas, especialmente as do complexo B e que se encontram num leque muito restrito de alimentos – quase sempre de origem animal, o que é um problema para as pessoas que seguem uma dieta vegan ou vegetariana.

Para que estas bactérias cumpram as suas funções corretamente é necessário cuidar do seu habitat. Evitar o stress, não tomar medicamentos desnecessariamente e adotar uma alimentação saudável e equilibrada são os requisitos essenciais para uma boa saúde intestinal. Segundo o médico Gary Kaplan, são estas as cinco formas mais eficazes de cuidar da saúde dos intestinos.

1 – Adicionar probióticos. Os alimentos fermentados ajudam a criar uma espécie de barreira protetora nos intestinos, o que faz com que fiquem fortalecidos e capazes de resistir a agressões externas. Saiba o que são probióticos e onde os pode encontrar.

2 – Comer mais fibra. A boa saúde intestinal também depende de um trânsito intestinal regulado e para isso nada como apostar em alimentos ricos em fibra, como aqueles que são encontrados nas frutas, nos vegetais e nos grãos integrais.

3 – Evitar alimentos processados e refinados. A quantidade de açúcar e gordura que estes alimentos industrializados possuem pode causar danos graves nos intestinos, incentivando a multiplicação das bactérias más (sim, a flora microbiana possui também bactérias nocivas para o organismo).

4 – Reduzir a toma de anti-inflamatórios. O consumo de ibuprofeno e de aspirina deve ser reduzido ao máximo, uma vez que estes fármacos danificam a placa protetora dos intestinos.

5 – Apostar em suplementos de glutationa e glutamina. Estes dois componentes (antioxidante e aminoácido, respetivamente) são importantes para a eliminação de toxinas e para o restabelecimento da mucosa intestinal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório