Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Serão os truques 'anti-mosquitos' inúteis?

Estes insetos são capazes de aterrorizar o verão de qualquer um e por isso não faltam truques que prometem afastá-los e evitar as suas picadelas. Mas será que resultam?

Serão os truques 'anti-mosquitos' inúteis?
Notícias ao Minuto

20:36 - 10/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Repelente

Comer alho diminui as probabilidades de ser picado por mosquitos? Acender velas de citronela atua como repelente?

Para ajudar a separar os factos dos mitos, o Business Insider falou com o Dr. Stan Cope, presidente da Associação Americana de Controlo de Mosquitos.

Começa por dizer que o que come não tem qualquer impacto na probabilidade de ser ou não picado por mosquitos. Pois estes, na verdade, são atraídos pelo dióxido de carbono que as pessoas emitem ou pela velocidade do seu metabolismo ou temperatura.

De acordo com o especialista não há provas de que as velas de citronela sejam mais do que um leve repelente – que se deve apenas ao fumo que produzem e que desaparece na presença de vento.

E as plantas que repelem insetos? O DR. Stan Cope sublinha que estas ainda criam mais espaço para os mosquitos descansarem – a não ser que as esmague ou queime.

Os aparelhos que ‘queimam’ os insetos, ou mata insetos elétricos, segundo o especialista, matam mais insetos benéficos do que mosquitos.

Já os repelentes que pode comprar na farmácia, por exemplo, funcionam mas, segundo o especialista, deve estar atento aos seus ingredientes para conseguir a maior eficácia. Para longas exposições no exterior deve escolher repelentes que contenham: Picaridin (conhecido também por KBR 3023, Bayrepel, ou icaridin), IR3535, e óleo de limão ou eucalipto (OLE).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório