Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

O que a cera dos ouvidos revela sobre o estado de saúde

Não são apenas os sintomas físicos que indicam que algo pode estar mal com a saúde, alguns dos aspetos mais naturais do corpo humano podem ser também bons indicadores.

O que a cera dos ouvidos revela sobre o estado de saúde
Notícias ao Minuto

23:37 - 05/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

A cera do ouvido é uma secreção de cera oriunda as glândulas sebáceas que estão no canal auditivo externo. Embora esta cera que se produz nos ouvidos seja diferente de pessoa para pessoa, a sua existência (ou ausência) capaz de ser um espelho da condição de saúde de cada um, revelando quando algo não está bem.

Tal como revela a revista Prevention, tal como acontece com a urina, o suor ou a mucosa, a cera dos ouvidos pode indicar o estado de saúde de uma pessoa de diferentes formas. Quando é aguada e tem um tom esverdeado, por exemplo, pode indicar alguma infeção no ouvido, algo que é também comum quando a cera está mais líquida do que o comum e tem uma cor escura.

O odor forte da cera é também um indicador comum de infeção ou de danos no interior do ouvido, como acontece com otites médias crónicas. Se este cheiro for acompanhado por um zombido, o melhor é consultar um médico, diz a publicação, revelando que o vazamento da cera pode ser um sinal de produção anormal de colesteatoma, uma pele que pode ‘nascer’ num local impróprio do ouvido, causando alguns problemas.

A ausência de cera até pode ser um motivo de orgulho na hora de olhar para o cotonete, mas tal está longe de ser uma boa notícia. Diz a publicação que a inexistência desta substância pode ser resultado de uma acumulação dentro do ouvido, o que pode levar à sensação de entupimento.

De acordo com a revista Prevention, a mudança da aparência da cera é nada mais do que um sinal de envelhecimento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório