Já lhe falamos de algumas formas de reduzir o risco de cancro que estão ao seu alcance e que, segundo os especialistas a má alimentação está na origem de 30% dos tumores cancerígenos.
Mas além de ser extremamente importante adotar uma alimentação saudável, para se prevenir do cancro – e de muitas outras doenças – também pode apostar mais em certos alimentos para se fortalecer.
A revista Claudia revelou algumas dicas de alimentação essenciais que deve seguir para tentar prevenir o cancro:
1. Frutas, grãos, legumes e vegetais devem ser o pilar da sua alimentação, pois contêm muitos nutrientes e antioxidantes, bem como o peso saudável - reduzindo o risco de todos os tipos de cancro a longo prazo.
2. Os produtos de soja também são bem-vindos, mas opte por produtos naturais, como feijão de soja e tofu orgânico, e evite a proteína de soja concentrada e isolada, como em pílulas.
3. Deve evitar o consumo de álcool. Segundo um estudo publicado no Jornal da Faculdade Americana de Nutrição (JACN), uma bebida alcoólica por semana aumenta o risco de cancro de boca, faringe e laringe em 24%.
4. A carne vermelha também deve ser evitada (ou comida com moderação), pois de acordo com o mesmo estudo 120 gramas de carne vermelha por dia eleva o risco de cancro de colorretal em 28%. Já 50 gramas de carne processada - como duas fatias de bacon ou uma linguiça – aumentam esse risco em 21%.
5. Os grelhados e fritos também devem ser evitados. As altas temperaturas, bem como o tempo longo de preparação das carnes, aumentam os riscos de cancro de cólon, reto, mama, próstata, rins e pâncreas.