Aroma a alho encontrado no leite materno

Um estudo revela que o aroma a alho é evidente no leite materno quando as mães consomem este alimento e que a sua presença pode ter impacto nas preferências alimentares das crianças.

biberão - bebé - amamentar

© iStock

Daniela Costa Teixeira
21/07/2016 22:22 ‧ 21/07/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Estudo

Um grupo de cientistas da Universidade de Erlangen-Nuremberga, na Alemanha, conseguiu detetar o aroma a alho no leite materno das mães que comem alho e revela que este pode ter impacto nas escolhas alimentares dos bebés ao longo da vida.

A culpa, revela o recente estudo, é do sulfereto de metil-alilo, um dos vários compostos voláteis presente no alho e que é responsável pelo seu aroma e pelo odor que deixa no hálito das pessoas. Como lhe tínhamos explicado aqui, assim que o alho é consumido, o sulfeto de metil-alilo é absorvido pela região gastrointestinal e, depois, entra na corrente sanguínea, sendo apenas expelido por alguns órgãos, como os rins, pulmões e pele (daí a dificuldade em tirar o cheiro a alho das mãos depois de o cortar).

Para o estudo, publicado na Metabolites, os investigadores analisaram amostras de leite materno de mulheres que tinham comido alho duas horas e meia antes de amamentar. Numa primeira parte da análise, os cientistas foram capazes de encontrar num teste sensorial o odor a alho e algo semelhante a couves no leite, mas foi na análise mais minuciosa e metabólica que foram encontrados componentes do alho, como o sulfereto de metil-alilo.

Quanto à possibilidade dos aromas do leite materno, como este a alho, poderem interferir e ditar as escolhas alimentares das crianças ao longo da vida, os investigadores mostram-se ainda reticentes em dar uma resposta concentra, embora confessem que existe essa possibilidade e que a mesma deve ser estudada.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas