Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Os perigos de cozinhar e embalar alimentos em papel de alumínio

Cozinhar ou armazenar alimentos em papel de alumínio pode ser perigoso, diz uma investigadora.

Os perigos de cozinhar e embalar alimentos em papel de alumínio
Notícias ao Minuto

09:01 - 15/07/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

O uso de papel de alumínio é uma forma prática de embalar alguns alimentos – como aqueles que diariamente se leva para o trabalho -, mas é também uma excelente forma de evitar que os alimentos queimem quando vão ao forno. Mas, e se a nossa saúde estiver em perigo?

Ghada Bassioni, professora e diretora do departamento de Química da Universidade Ain Shams, revela o alumínio pode ser nocivo para a saúde e que estas folhas são dos objetos que mais fazem aumentar o risco, uma vez que os tachos e panelas em alumínio acabam por ser oxidados ou revestidos antes serem comercializados, o que impede que este metal entre em contacto direto com a comida e, por conseguinte, com o nosso organismo.

De acordo com a especialista, que publicou um artigo no site The Conversation, o perigo do uso de papel de alumínio aumenta quando este é usado para confecionar a temperaturas elevadas pratos ácidos ou picantes, o que faz com que os níveis deste metal aumentem e, com isso, cresça também a probabilidade de contaminação.

Quando entra em contacto com o nosso corpo, o alumínio assume-se como um metal tóxico, uma vez que não integra o processo metabólico do corpo humano, o que impede que seja excretado ou eliminado.

Numa pesquisa realizada recentemente, Ghada Bassioni descobriu que a passagem de alumínio para a comida no processo de confeção está acima do limite permitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é 40 miligramas por cada quilo peso corporal.

Como se pode ler na revista online Esmeralda Azul, a presença de alumínio no cérebro está associada a dificuldades cognitivas e às doenças neurológicas degenerativas, o que faz com que as pessoas fiquem com uma menor capacidade de memória, de concentração e de atenção.

O uso recorrente de alumínio – sob a forma de papel ou em panelas não oxidadas ou revestidas – tem sido frequentemente associado a um aumento do risco de Alzheimer.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório