Para um bom entendedor, meia palavra basta. E para um bom comunicador também… até porque tudo serve para uma conversa.
Comunicar é um dom para muitas pessoas, mas mesmo aqueles que gostam pouco de falar podem aprender a comunicar bem. Tal como Carla Rocha nos contou, para se ser um bom comunicador é “preciso integrar mais elementos na comunicação, porque os gestos e as expressões também falam. Mas se se tem uma boa linguagem corporal, pelo menos já não falta tudo”.
Embora cada pessoa tenha uma forma diferente de comunicar e de se expressar, existem hábitos comuns entre os bons comunicadores e que podem servir de ponto de partida para todos os que querem fazer-se ouvir pelas palavras.
Segundo o site Bustle, que falou com uma série de especialistas em comunicação, psicologia e comportamento, são vários os hábitos das pessoas que comunicam bem. Eis alguns:
1 – Recolher os pensamentos de antemão, ou seja, um bom comunicador sabe o que quer dizer e como o há-de fazer e, para isso, pensa em todo o discurso.
2 – Agendar as conversas difíceis. Embora nem sempre tal seja possível, as pessoas que comunicam bem tendem a agendar as conversas complicadas, de forma a prepararem-se para as mesmas.
3 – Questionar. Uma pessoa que comunica bem, também tem dúvidas e questiona tudo o que não entende, até porque esta é uma forma de manter a conversa fluída.
4 – Responder com linguagem corporal, tal como a locutora Carla Rocha nos contou. “Quando se é um bom comunicador, é-se capaz de englobar “uma série de características que estão para além de uma linguagem corporal adequada” e que podem captar a atenção de quem até agora nada ouvia da conversa”.
5 – Não interromper. Não é apenas uma questão de educação, é uma questão de respeito pelo raciocínio de quem fala.
6 – Dominar o idioma. “Um comunicador eficaz tem um bom domínio da língua e usa-a para comunicar pensamentos e ideias”, diz Masini, especialista em relações e comportamento.