Há coisas que fazemos sem dar conta ou que achamos inofensivas que acabam por prejudicar a saúde e a beleza das unhas – um elemento importante da beleza feminina e masculina.
A revista Estilo listou os dez hábitos que podem estar a arruinar as suas unhas:
1. Cortar ou empurrar as cutículas. Este hábito deixe a pele à volta das unhas muito seca e exposta a infeções. Em vez disso procure produtos que suavizem estas peles.
2. Arrancar o verniz. Arrancar o verniz em vez de o remover com acetona ou outro produto próprio para o efeito, retira a camada superficial da unha, deixando-a mais fraca.
3. Roer as unhas. Esta é bastante óbvia, mas além de prejudicar a beleza das unhas, pode originar deformidades na unha, problemas nos dentes e até de digestão.
4. Fazer manicura de gel com frequência. Apesar de durarem muito, a sua remoção é sempre agressiva por isso deve alternar entre as manicuras de gel e verniz normal ou fazer uma pausa sem nada nas unhas.
5. Usar verniz por muito tempo. Estar sempre com verniz nas unhas enfraquece e desidrata as unhas, além de que certos vernizes podem deixar as unhas amareladas. Faça uma pausa de vez em quando.
6. Fazer uma alimentação desequilibrada. As unhas refletem a sua saúde, o consumo de álcool, o tabagismo mas também o consumo de ‘junk food’ enfraquecem as unhas e deixam-nas menos bonitas.
7. Usar as unhas como ferramentas. Usá-las para retirar as chaves do chaveiro, para descolar coisas ou encaixar pequenos objetos pode danificar as unhas. Antes de avançar com as unhas, lembre-se de que pode usar facas ou tesouras, por exemplo.
8. Fazer limpezas sem luvas. As unhas ficam dilatas com a água, o que as torna mais vulneráveis a partir, além de que os produtos de limpeza as deixam secas.
9. Não as proteger. É muito importante aplicar sempre uma camada de verniz protetor antes de aplicar o verniz colorido.
10. Não as hidratar. Não é só as mãos que precisam de creme e de água, as unhas também. Hidrate-as pelo menos uma vez por semana.