Era suposto ficar menstruada, mas não ficou e sabe que a gravidez não é uma hipótese a ter em conta. Este é um drama comum a muitas mulheres que ficam com atrasos inesperados na menstruação, atrasos esses que podem ser apenas momentâneos ou duradouros.
Aqui, revelámos-lhe algumas das causas mais graves dos atrasos menstruais e que nada têm que ver com uma possível gravidez. Da tiroide, ao stress, à obesidade, passando pela menopausa precoce, são muitos os fatores físicos que podem condicionar este ciclo feminino.
Contudo, existem outros fatores que podem interferir com o aparecimento pontual da menstruação, diz o site Bustle. É o caso das viagens de avião, especialmente quando existe uma grande diferença horária, o que faz com que os ciclos circadianos fiquem desregulados e, por isso, a menstruação não apareça.
Estar (ou ter estado há pouco tempo) doente é também uma possível causa da ausência de menstruação, já que o organismo não funciona do mesmo modo quando está enfraquecido.
De acordo com a publicação, grandes mudanças na vida – e que provocam sensações de ansiedade, receio ou angústia – são outra causa a ter em conta, tal como a atividade física intensa, algo que pode mesmo fazer desaparecer a menstruação por vários meses.